Na noite do último domingo, 21 de julho, uma equipe da Guarda Municipal de Araucária estava realizando um patrulhamento quando avistou uma moto em alta velocidade na rua Presidente Costa e Silva, no bairro Campina da Barra. A motocicleta estava fazendo uma ultrapassagem perigosa na ponte da divisa entre Araucária e Curitiba e quase colidiu contra outro veículo.
Os agentes tentaram realizar a abordagem da moto da marca Suzuki, com alertas sonoros e luminosos, mas o piloto aumentou a velocidade, na tentativa de fugir. Uma perseguição se iniciou e o motociclista continuou praticando direção perigosa, chegou a ultrapassar um veículo em uma esquina, na contramão, e quase colidiu novamente. Após essa situação, a equipe conseguiu abordá-lo na rua Lótus, ainda no bairro Campina da Barra.
O sujeito foi revistado e com ele foi encontrado um pacote com 49 embalagens de crack e uma quantia em dinheiro, totalizando R$ 108,75. Ao ser questionado, o indivíduo relatou estar levando as substâncias para outro lugar onde haveria usuários de drogas.
Os agentes verificaram sua identidade e confirmaram que o motociclista de 34 anos não possuía habilitação. Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atendimento médico, em seguida sendo levado algemado para a Delegacia de Polícia Civil de Araucária, para impedir que tentasse fugir.