O atleta tem incentivado outras pessoas a fazerem a mesma troca
Em 2013, o atleta participou de 26 provas e subiu no pódio nove vezes
Sedentarismo e abuso do cigarro. Esse era o quadro de vida apresentado pelo senhor José Roberto Schenigoski. “Eu nunca dei muita atenção aos esportes e tive a infelicidade de fumar durante 36 anos, o que estava me prejudicando muito”, conta o araucariense de 55 anos.
No entanto, uma decisão tomada no mês de junho de 2011 mudou essa história. “Eu sou casado, tenho filhos e netos, e queria muito ver minha família crescer. Por isso, decidi deixar meus vícios, fiz alguns exames para ver como estava minha saúde e comecei a treinar”, recorda.
As corridas começaram leves, mas, aos poucos, ganharam técnica e prepararam o senhor José para grandes competições. “Minha primeira prova foi a Corrida contra o Câncer, em Ponta Grossa, onde percorri 10 km em 59 minutos, um ótimo resultado pra mim!”, conta, com um sorriso.
Os treinos continuaram e, em 2013, passaram a contar com um apoio especial. “Enquanto eu corria no CSU, encontrei o Leomar Gomes, que é conhecido pelos resultados em grandes corridas dentro e fora do estado. Começamos a conversar e, a partir daquele dia, ele me ajudou e me incentivou a competir mais”, afirma José, que agradece ao colega e à equipe Amigos de Araucária pelo apoio. “Acompanhar o esforço do Lambari é motivador, então somos nós que temos que agradecê-lo e parabenizá-lo”, garante Leomar.
Resultados
Agora, o ex-fumante pode afirmar que tem uma vida bem diferente daquela que levava até 2011. “Só no ano passado, tive a alegria de participar em 26 corridas e subi no pódio nove vezes”, comemora o atleta, que é conhecido no meio esportivo como Lambari.
Entre essas competições esteve a Corrida da Lua Cheia, na qual o araucariense conseguiu a 2ª posição na categoria 55-59 anos na soma de todas as etapas. “Também fui bem na Corrida das Indústrias, no Circuito do CEPE, na Corrida da Lapa e em várias outras competições. Só que os melhores resultados que tenho conquistado não estão relacionados aos pódios”, garante.
Segundo ele, seu exemplo tem incentivado jovens e adultos a também largarem seus vícios e canalizarem suas forças nos esportes. “Eu tenho certeza que fiz uma ótima troca ao deixar os maços de cigarros e abraçar as pistas de corrida. Por isso, aí vai uma sugestão: Se você fuma, tente parar. Se não acender o primeiro, não acenderá o segundo!”, finalizando o senhor José, que promete continuar treinando e contando sua história por aí.
Uma vida de resultados
Com o exemplo de Lambari, o jovem Jackson Felipe também trocou o cigarro pelas pistas
Ainda que o senhor José Roberto (conhecido como Lambari) tenha deixado uma vida de vícios para buscar resultados nas pistas de atletismo, suas maiores conquistas são outras. “Eu conto minha história para incentivar jovens e adultos a fazerem o mesmo, e já tive a alegria de ver pessoas mudando seus hábitos”, comemora.
Entre essas pessoas está o jovem Jackson Felipe, de 23 anos. “Eu era amigo do filho do Lambari, que também corria. Aos poucos, comecei a treinar com eles e percebi que aquele estilo de vida valia a pena e que podia ser o melhor para mim”, conta o rapaz, que deixou o cigarro e outros vícios. “Ele fumava duas carteiras de cigarro por dia. Hoje ele não fuma mais, ficou mais compreensivo com os irmãos e está bem animado com as corridas”, comemora a mãe Isione de Souza, que incentiva outros pais a colocarem seus filhos em modalidades esportivas desde pequenos. “Isso, com certeza, faz diferença!”, garante.
Agora, Jackson está pronto para acompanhar o senhor José em todas as corridas que ele for. “Eu vou agarrar no pé dele na Corrida da Lua Cheia, que acontece esta semana, na Corrida Rústica de Navegantes, que é no mês que vem e, se tudo der certo, na São Silvestre deste ano”, adianta.
No entanto, para que eles alcancem esses objetivos e busquem resultados, os dois atletas contam com o patrocínio de empresários da cidade. “Então, se você tiver interesse em nos ajudar, entre em contato comigo pelo 9681-8898. Será muito bom contar com sua ajuda”, convida Lambari.