Pesquisar
Close this search box.

Araucária é linda!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Tive o prazer de viver em Araucária por 7 anos, até o ano de 2006. Uma época que a cidade era famosa pela presença da Petrobrás e todas as empresas que existem ao seu redor, e lembrada também por fazer parte da região metropolitana de Curitiba.

Visitando a cidade hoje, anos depois, eu me deparo com outra realidade. Araucária não pode ser lembrada mais pelas quesitos anteriores apenas. Araucária se transformou em uma cidade ímpar no Estado do Paraná. O que se percebe é a intervenção do poder público municipal na cidade, transformando-a completamente em uma cidade moderna, exemplo para outras cidades.

O acesso antigo para a cidade, para a Avenida Victor Ferreira do Amaral, cujo comentário na época era de um acesso perigoso, cruzamento de rodovia, hoje a cidade tem um acesso moderno, sem riscos para os motoristas.

A cidade se transformou nesse período de poucos anos, com de grandes avenidas, modernamente sinalizadas, sem riscos para o motorista e também para o pedestre. A cidade apresenta recurso para o pedestre como as faixas de luzes nas calçadas para travessia de pedestre, existente no cruzamento das Avenidas Victor Ferreira do Amaral e Manoel Ribas provavelmente única no Estado do Paraná.

As áreas rurais do município também são diferenciadas. Estradas pavimentadas, com pavimento de qualidade, sinalizadas e iluminadas, demonstrando todo o cuidado do poder público municipal para com os moradores dessas áreas. O que pode observar é que esses moradores se incorporaram de todo esse cuidado com o município, e dessa maneira encontramos moradias de ótima qualidade, assim como uma feliz convivência da agricultura com a preservação de áreas verdes, tão importantes para todos. Circular pelas estradas rurais do município é um verdadeiro turismo rural, onde podemos conhecer e aprender boas práticas de vivência.

Eu sempre me senti, pela minha passagem por aqui, fazendo parte da cidade. Aqui deixei bons amigos e hoje, tendo a oportunidade de rever esse amigos, só posso dizer Parabéns, Araucária, no que você se transformou e continua se transformando. Parabéns àqueles que estão se empenhando para que essa transformação aconteça, Parabéns ao Poder Público Municipal que está empenhado em fazer com que Araucária passe de uma cidade da região metropolitana de Curitiba para uma cidade exemplo para todas as cidades dessa região, e todas as demais que a conhecem ou queiram conhecer.

Parabéns, Araucária, você que faz parte da minha história, tem que ser admirada e divulgada.

Araucária é Linda!!!

Texto: Edilson Bueno

Publicado na edição 1299 – 17/02/2022