Exploração sexual de crianças em debate

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Araucária realiza hoje, dia 18, uma mobilização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Organizado pelo Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), da Secretaria de Assistência Social, o evento ocorre no Centro de Convivência do Idoso Dr. Ulysses Guimarães, às 13 horas.

Adolescentes e famílias inseridas em programas sociais no município deverão participar da mobilização, que terá foco na prevenção e quer trazer em discussão um problema que todo ano atinge muitas crianças e adolescentes: o abuso e exploração sexual.

O encontro contará com uma apresentação cultural das crianças da Casa da Criança Tupy e uma palestra com Ângela Mendonça, pedagoga e advogada especialista em Direito da Criança e do Adolescente. Representantes do CREAS de Araucária também apresentarão dados estatísticos de atendimentos relacionados ao tema no município.

Denúncias
Uma das formas de denunciar abusos e violência contra crianças e adolescentes é o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes. O Disque 100 funciona 24 horas (mesmo nos finais de semana e feriados). As denúncias podem ser anônimas e as ligações podem ser feitas de todo o Brasil gratuitamente através do número 100; ou pelo site www.disque100.gov.br .

Informações do relatório do Disque 100 dão conta de que no ano de 2011, considerando os meses de janeiro a agosto, a média foi de 209 denúncias por dia no país (do total das 50.833 denúncias registradas em 2011). O mesmo relatório mostra que no estado do Paraná, durante o mesmo período, foram 923 denúncias.

Araucária também tem um telefone gratuito para denúncias. Basta entrar em contato pelo 0800-645-5332. A ligação é recebida pelo Conselho Tutelar do município.

Compartilhar
PUBLICIDADE