Gestores participam de palestra sobre “Saúde do Homem”

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araucária e de outras secretarias convidadas participaram de uma palestra sobre a Política de Saúde do Homem realizada pelo doutor Ruben Bendlin, coordenador do assunto no estado. A palestra aconteceu na última segunda-feira, dia 12 de novembro, no Anfiteatro da Prefeitura, onde o palestrante comentou a respeito do contexto que envolve o tema e os desafios para estabelecer a saúde integral do homem. O evento integra a programação do Mês Azul, campanha realizada pela Prefeitura de Araucária, por meio da SMSA e parceiros, que visa a conscientização do ato de o homem cuidar da própria saúde.

Estudos mostram que a cada três mortes na faixa dos 25-69 anos, duas são de homens, e de cada cinco na faixa dos 20-30 anos, quatro também são do sexo masculino. Um terço dessas mortes acontecem devido a causas externas (predominam agressões, acidentes de transporte e suicídio). Além desses fatores, também há o fato de ainda serem poucos os homens que procuram os serviços de saúde visando a prevenção.

“O homem quando vai ao serviço de saúde já vai com indicação para média ou alta complexidade”, comentou o palestrante. Segundo ele, por esse motivo o tratamento torna-se mais complicado e, para o Sistema Único de Saúde (SUS), sai mais caro esse tipo de atendimento se comparado ao valor das ações de prevenção. Comprovadamente, os homens apresentam maior incidências de doenças do coração, cânceres (pulmão, próstata, pele…), colesterol elevado, diabetes e pressão alta.
 

Compartilhar
PUBLICIDADE