Ouvidoria da Saúde “ouve” araucarienses

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Araucária tem a Ouvidoria da Saúde e precisa da sua participação! O órgão serve para auxiliar na verificação de como andam os serviços públicos da área e ajuda a estabelecer diretrizes de atuação por parte do poder público.
O canal de comunicação, que visa aproximar a população das ações e intenções públicas foi implantado em 2009 com o objetivo de recolher reclamações, elogios, sugestões e denúncias.

De acordo com dados do órgão, no ano passado foram registradas no local 572 manifestações e foram feitas 241 orientações por telefone. Ainda que seja significativa, a ouvidora Rosane Cristine dos Santos acredita que essa participação poderia ser maior. “Somos dotados de autonomia, mas ainda há um receio da sociedade de que não possamos efetivamente atuar, o que não é verdade. Registramos todas as ocorrências e encaminhamos para os setores competentes para que possam agir”, ressalta Rosane.

A ouvidora comenta que é possível notar o que melhora na cidade por meio dos índices de reclamações. “No NIS, por exemplo, percebemos uma queda das ocorrências referentes ao local após o aumento do número de médicos. Atualmente são oito médicos atendendo durante o dia e cinco no período noturno”, explica.

Parcerias
A Ouvidoria trabalha em parceria com o programa do Ministério da Saúde chamado Ouvidor SUS, pelo qual os usuários podem fazer apontamentos no site do Ministério da Saúde: http://portalsaude.saude.gov.br.
Outra parceria do órgão é com a Vigilância Sanitária. Por isso, as pessoas que quiserem fazer denúncias referentes a esse setor também podem aproveitar o serviço.

Atendimento
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 13h às 17h, pelo telefone 0800-643 7744. Também é possível ir pessoalmente ao Complexo de Saúde São Vicente de Paulo (entrada lateral), localizado na Rua Estanislau Grebos, s/n, ou enviar um e-mail para ouvidoriadasaude@araucaria.pr.gov.br.
  

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