Cartazes anunciando a realização de um rodeio em Araucária foram espalhados pela cidade nas últimas semanas e acabaram levantando questionamentos de moradores sobre a existência ou não de autorização para que o evento fosse realizado. O evento se chama 1º Encontro de Cowboy e está marcado para acontecer nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, em Lagoa Grande, área rural do município.

Diante das dúvidas trazidas ao O Popular por alguns leitores, nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura e esta informou que ainda não existe nenhum pedido de autorização com relação ao evento, que está sendo organizado pela Companhia Máfia do Boi.

Nos anúncios elaborados pela organização para divulgação, o rodeio promete ainda área para acampamento e praça de alimentação, serviços que dependem de autorização prévia das secretarias de Finanças para liberação do alvará, de Meio Ambiente devido a utilização de animais nas provas e da Vigilância Sanitária em função dos alimentos que serão comercializados e da estrutura de banheiros e outras.

A reportagem do Jornal O Popular conversou ainda com o secretário municipal de Agricultura, Carlos Augusto Siqueira do Couto (o Bagé), que teria sido procurado pelos organizadores para encaminhar o pedido de liberação. No entanto, o secretário disse que apenas orientou os responsáveis sobre quais secretarias eles deveriam procurar, uma vez que a competência para resolver este assunto não é da SMAG.