Volta a SC em Mountain Bike

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Volta a SC em Mountain Bike
Tarcísio Bilinski com o nº 210 e Carlos Poly, nº 161, foram campeões nas categorias Master B2 e B1

Quatro dias de prova que reuniram 209,80 quilômetros percorridos. Assim foi o feriado prolongado de Corpus Christi (23 a 26 de junho) dos ciclistas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) de Araucária Carlos Roberto Poly e Tarcísio Bilinski. Os atletas participaram da XIII Volta a Santa Catarina em Mountain Bike, na região de Joinville, no norte do estado. Consagrando mais uma vez o forte desempenho da cidade nas provas de ciclismo, os atletas venceram todas as etapas, sagrando-se campeões nas suas categorias. O tempo total de prova de Poly foi 8h47min32s e, de Bilinski, 7h47min20s.

A 1ª etapa foi realizada na quinta-feira, 23, e compreendeu duas voltas no Circuito do Piraí, em Joinville. Os ciclistas pedalaram 59,6 km em terreno misto, com trechos planos e de serra, muitas pedras e solo escorregadio; o percurso forte testou a resistência dos atletas. Já na sexta-feira, 24, durante a 2ª etapa, os participantes percorreram 77,5 km entre as cidades de Joinville e Campo Alegre, enfrentando trechos muito íngremes e de escalada na Serra do Manso e na Serra das Duas Mamas.

A 3ª etapa, no sábado, 25, compreendeu um percurso de 41,5 km entre as cidades de Joinville e Schroeder. O trajeto, considerado rápido pelos atletas, passou por estradas interioranas do estado catarinense. Na última etapa, no domingo, 26, a chuva não deu trégua e foi o maior adversário dos atletas. Por este motivo, priorizando a segurança dos ciclistas, os organizadores reduziram o trajeto inicial, que era de 117,2 km entre as cidades de Joinville e Garuva, para um percurso de 31,2 km.

Bons resultados
Para os ciclistas da SMEL de Araucária, os bons resultados são consequência de um treinamento disciplinado. Poly explica que está treinando forte há seis meses e que ficou surpreso com o resultado da prova. “Não esperava, mas é claro que fiquei muito feliz com a vitória. É um sinal de que o treinamento está valendo a pena”, revela. E os motivos para comemoração são gritantes: no ano passado, o atleta ocupava a 22ª colocação no ranking paranaense de ciclismo e, esse ano, está em 5º lugar. Ele acredita que a prova exigiu não apenas preparo físico, mas também inteligência. Por ter vencido a 1ª etapa, ele ficou visado pelos adversários, tendo que defender a primeira colocação em todos os dias.

“Na 1ª etapa, tive um desgaste grande, mas consegui me recuperar. Durante a 2ª etapa, acompanhei o pelotão de elite por cerca de 16 km, o que me deixou bastante feliz. Parei para fazer reparos na bike e fui ultrapassado, mas consegui recuperar a primeira posição faltando 3 km para o final. Na 3ª etapa, forcei o ritmo para ganhar, mas, ao mesmo tempo, tentei me poupar para a última etapa, que, até então, seria a mais longa e difícil. A 4ª etapa foi alterada e o adversário forçou o ritmo, mas fui me defendendo até alinharmos as bikes no final; forcei o ritmo e garanti a vitória”, conta.

O atleta Bilinski afirma que não teve dificuldades para cumprir o percurso e ser campeão, já que, de acordo com ele, os adversários não estavam tão fortes. “O nível dos participantes estava muito fraco, tanto que eu só tive adversário na minha categoria durante a 1ª etapa. Além disso, eu estava bem preparado por já conhecer os trajetos. Não pude ter uma noção exata do meu desempenho pela falta de competidores de renome, mas fiquei satisfeito com a vitória”, pondera.

Apoio
Os ciclistas destacam o apoio recebido da Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que pagou a hospedagem em pousada, a alimentação e o transporte dos dois atletas. “As provas nos desgastaram muito e essa ajuda permitiu que tivéssemos uma boa alimentação e uma boa noite de descanso”, esclarece Poly. “Poder focar nos treinos e nas provas sem se preocupar com outras coisas é de total importância para conquistar um bom resultado. Sempre recebo o apoio necessário do prefeito Zezé e do secretário Wanderley e sou muito grato”, completa Bilinski.

Compartilhar
PUBLICIDADE