Araucária PR, , 20°C

Araucarienses competem na Corrida de São Silvestre
Josiane Cortes vai participar da prova mais importante da América do Sul

Com quase nove décadas de história, a Corrida Internacional de São Silvestre é o evento de atletismo mais famoso da América do Sul e atrai participantes de todos os continentes. Com tanta fama e dificuldades que apresenta, participar dessa corrida se torna um sonho para muitos atletas que, neste ano, farão de tudo pra se dar bem nos 15 km de prova.

Entre esses sonhadores está o casal araucariense Josiane e Edmilson de Moraes, que está pronto para representar o município na próxima terça-feira, 31 de dezembro. “Eu corro há cinco anos e, como qualquer atleta, sempre quis competir na São Silvestre. Então, no início de 2013, eu e meu marido decidimos participar”, conta Josiane.

Para isso, eles participaram em várias competições para melhorar seus resultados e precisaram enfrentar até mesmo problemas de saúde para alcançar o objetivo proposto. “Eu sofri uma lesão complicada no mês de maio e precisei ficar três meses parada por causa disso”, lamenta. “Mas voltei a treinar forte e já estou chegando ao meu ritmo”, afirma.

Inclusive, para garantir um bom resultado na corrida, ela e o marido intensificaram os treinos nas últimas semanas. “Estamos correndo direto e, se tudo der certo, faremos uma ótima participação”, promete Josiane, que já fechou 18 km na Volta Internacional da Pampulha e 21 km na meia Maratona de São Paulo e na de Florianópolis.

Outros competidores
Além dela e do marido Edmilson, Araucária também contará com a participação dos atletas Ivo Junior, Alcione e Leomar Gomes, que estão animados para enfrentar a corrida mais famosa da América do Sul.

No caso de Leomar, a São Silvestre não é mais uma novidade, no entanto, continua sendo uma prova desafiadora. “Essa será minha 4ª participação na São Silvestre, então estou treinando muito para enfrentar os mais de 27 mil competidores que encontrarei lá”, garante.

Nas três participações que carrega no currículo, as mais marcantes foram as de 2010 e 2011, quando o atleta representou o Serviço Social da Indústria (SESI) na competição e teve a oportunidade de largar na elite B. “Nesse pelotão, eu consegui ficar bem perto dos quenianos”, recorda. No entanto, ele não terá essa regalia neste fim de ano e, por isso, precisará largar no pelotão geral com milhares de competidores. “Mesmo assim, estou animado e farei de tudo para ter força, foco e fé”, finaliza.

A 89ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre acontece em São Paulo, na próxima terça-feira, 31 de dezembro, e conta com 27,5 mil corredores, seu recorde de inscrições.

CURIOSIDADES

Araucarienses competem na Corrida de São Silvestre

Neste ano, a São Silvestre conta com 27,5 mil competidores

A Corrida Internacional de São Silvestre é realizada anualmente na cidade de São Paulo no dia 31 de dezembro e tem este nome como homenagem a São Silvestre, Papa da Igreja Católica que morreu e foi canonizado nesta data.
 
O evento conta com um percurso de 15 km pelo Centro de São Paulo e se trata de uma corrida mista desde 1975, quando aceitou a participação oficial de mulheres.

Além disso, foi disputado somente por brasileiros entre 1925, ano de sua criação, e 1944. Hoje, a São Silvestre é a mais famosa corrida da América do Sul e recebe competidores do mundo inteiro.
 

Leia outras notícias
MedPrev - Novembro Azul