Alguns praticantes já conquistaram resultados no Brasil e exterior
Uma iniciativa dos ciclistas é o passeio promovido semanalmente na Praça da Bíblia
Reunir corrida, ciclismo e natação não é tarefa fácil. No entanto, diversos atletas de Araucária têm se esforçado nesses esportes para fortalecer, aos poucos, o Triathlon na cidade.
Esse é o caso, por exemplo, do araucariense Maicon Sulivan, que começou a correr em 2007 e, depois de três anos, decidiu colocar o ciclismo na sua agenda de atividades físicas. “Em 2010, fiz algumas provas de Duathlon e consegui bons resultados. No ano seguinte, fui campeão paranaense na minha categoria e fiquei em 6º lugar no Brasileiro conseguindo meu primeiro índice para o Mundial, na Espanha”, conta.
Com resultados assim, o atleta intensificou seus treinos de ciclismo para melhorar ainda mais sua performance no Duathlon. “Em 2012, por exemplo, consegui ser vice-campeão no Ranking Nacional, vice-campeão brasileiro, fiquei com a 5ª colocação no Sul-Americano e 24º no Mundial na França”, comemora. Além disso, ele e o araucariense Leandro Jorge da Silva enfrentaram 15 km de corrida e mais 40 km de ciclismo no Campeonato Brasileiro de Duathlon deste ano, e ficaram entre os melhores do país.
Resultados assim mostram que Araucária tem condições de apresentar um Triathlon de qualidade. No entanto, Maicon conhece bem as dificuldades existentes e, por isso, incentiva os atletas, professores da cidade e a própria SMEL a buscarem alternativas para ajudar os praticantes. “Nós não temos pistas adequadas para ciclismo, a piscina pública está abandonada, sem contar que tiraram o técnico que ficava com o pessoal na pista de atletismo às terças e quintas, o que deixou os interessados sem orientação”, lamenta.
Para completar, ele afirma que existem dezenas de atletas na cidade com capacidade para vencer provas estaduais e nacionais, mas que não alcançam esses resultados por falta de apoio financeiro.
Iniciativas
Entretanto, ainda que falte apoio, algumas empresas fazem o possível para ajudar o esporte a crescer. É o caso, por exemplo, da Poletti Bikes, que realiza um encontro ciclístico semanal gratuito com o objetivo de incentivar a prática esportiva de todas as idades e ainda formar novos atletas conscientes no trânsito. “O passeio tem acontecido toda quarta-feira, às 20h, com concentração na Praça da Biblía, em frente à Câmara Municipal”, afirma a organização do evento, que convida a comunidade para participar.
Outra iniciativa é dos próprios atletas, que possuem uma página no Facebook para discutir assuntos relacionados ao esporte e ainda oferecem auxílio técnico e prático para os interessados. “Inclusive, quem tiver interesse pode entrar em contato com a nossa equipe pelos e-mails maicon_sulivan17@hotmail.com e leandro3t@hotmail.com ou ainda acessar nossa página no Facebook: Triathlon Araucária”, convida Maicon, que aproveita também para agradecer à empresa Linnus Institute – Centro Avançado de Medicina, pelo apoio.