Pesquisar
Close this search box.

Balança móvel começa a operar e ações de fiscalização vão abranger todo o Município

Imagem de destaque - Balança móvel começa a operar e ações de fiscalização vão abranger todo o Município
Foto: Divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Araucária é o primeiro município do Brasil a adquirir uma balança móvel. O equipamento, que tem por finalidade ampliar as fiscalizações nas vias municipais, foi adquirido através do Fundo de Trânsito, cujos recursos devem, obrigatoriamente, serem utilizados para investimentos no setor.

A balança móvel rodoviária apresenta uma capacidade de medição tão precisa quanto à das balanças rodoviárias comuns. Sua estrutura facilita o transporte, montagem e instalação, porém os procedimentos devem ser executados por profissionais capacitados para este tipo de serviço. Por isso, Araucária é pioneira também em capacitar todos os seus agentes de trânsito para operarem a balança durante as fiscalizações.

O equipamento adquirido pela Prefeitura de Araucária foi utilizado pela primeira vez no dia 18 de abril, na rua Pedro Euzébio Lemos, mais conhecida como Estrada do Tietê, na área rural do Município. Nominada pelo Departamento de Trânsito como “Operação Ajuste de Peso”, a ação contou com o apoio de outros setores (ambiental, finanças e Guarda Municipal). Ao todo foram abordados 47 veículos e destes, 21 caminhões apresentaram alguma irregularidade.

Segundo a Prefeitura, o objetivo da operação com a balança móvel é levar a sociedade a ter um comportamento mais seguro e responsável no trânsito, considerando critérios de limites de peso das cargas transportadas e limites de velocidade. Dos 47 veículos, 43 eram caminhões que passaram pela pesagem na balança móvel e 21 apresentaram peso excessivo, ultrapassando até 6 toneladas do máximo permitido na via.

Os motoristas foram orientados a fazer transferência de carga para outros veículos apropriados, porém alguns caminhões transportavam cargas especiais, como resíduos comuns de lixo doméstico, materiais derivados de petróleo (do tipo piche) e resíduos industriais para descarte, sendo altamente contaminantes ao meio ambiente. Tais veículos foram escoltados por viaturas do Trânsito até seu destino ou para retorno ao local que estavam para a devida regularização, atendendo a fiscalização aplicada. Além destes, mais 4 motocicletas foram abordadas e os condutores foram autuados por irregularidade de documentos.

Entre todas as abordagens, foram aplicadas as medidas administrativas previstas na legislação de trânsito vigente. Além de caminhões com excesso de peso, foram constatadas também a falta de habilitação específica para o transporte de cargas, falta de habilitação válida para a condução de veículos automotores e falta de licenciamento anual.

Abrangência

O Departamento de Trânsito informou que as operações serão realizadas prioritariamente na área rural, mas também vão abranger a área urbana da cidade, já que grandes caminhões acabam circulando em ruas proibidas para seu tráfego. Já na região rural de Araucária, caminhões com cargas mais pesadas do que a permitida, trafegam em desacordo com a legislação, comprometendo a qualidade do pavimento e podendo, ainda, colocar em risco a vida de demais motoristas, pedestres e ciclistas.

Apesar de já estar operando em caráter definitivo, conforme as operações forem sendo realizadas, a balança ainda poderá passar por alguns ajustes, caso isso seja necessário.