Araucária PR, , 19°C

Imagem de destaque - BIPA lançará livro de compilação das obras de Emiliano Perneta
Foto: Divulgação

A BIPA é muito conhecida na cidade, mas o que muitos araucarienses ainda não sabem, é a origem do seu nome. Exatamente! Carinhosamente apelidada como BIPA, ela recebeu o nome de Biblioteca Pública Municipal Emiliano Perneta, em homenagem ao escritor e poeta paranaense. Fundada em 1953, atualmente a biblioteca possui um acervo de aproximadamente 27 mil exemplares de várias categorias e formas de leitura.

Além disso, também é palco de vários eventos, tantos para divulgar livros quanto para promover escritores e promove frequentemente a Feira de Troca de Livros. Desde o começo destes anos, a biblioteca se mudou para o antigo prédio da APMI, localizado na Rua Alfredo Parodi, 427, no Centro, perto da Prefeitura.

Emiliano Perneta

Nascido em 1866, o escritor faleceu em 1921, sendo considerado um dos principais poetas do Paraná e consagrado como “príncipe dos poetas paranaenses”. Além de escritor e poeta, ele também foi um advogado, promotor de justiça, jornalista e professor.

Considerado o maior poeta paranaense de seu tempo, também foi um dos fundadores do simbolismo no Brasil. Alguns de seus poemas são: “Ilusão” (1911), “Pena de Talião” (1914); e os póstumos “Setembro” (1934) e “Poesias Completas” (1945).

Lançamento

Para homenagear àquele que empresta seu nome, nesta quinta-feira, 25 de abril, às 19h, a Biblioteca Pública Municipal Emiliano Perneta irá lançar a primeira compilação completa dos trabalhos do poeta. O livro se chamará “Emiliano Perneta: Obra Completa”, e contará com todos os livros de poesia, peças de teatro e prosa, além de 30 poemas inéditos que foram assinados pelo escritor ou por alguns pseudônimos que usava.

As poesias e prosas foram reunidas e selecionadas consecutivamente pelos pesquisadores e organizadores Ivan Justen Santana e Claudecir de Oliveira Rocha. Para mais informações sobre o evento, ou para adquirir o livro, o contato é o (41) 3614-7639.

Leia outras notícias