A cada ano, três milhões de brasileiros entram na adolescência.

Atualmente, 30 milhões de jovens entre 10 e 19 anos estão nessa fase da vida.

Pensando nesse público, o Ministério da Saúde lançou no dia 28 de outubro a Caderneta de Saúde do Adolescente, que teve como padrinhos o atleta paraolímpico, Alan Fonteles, de 16 anos e a patinadora brasiliense, Gabriela Almeida, de 12 anos.

Esta estratégia possibilitará que adolescentes tenham informações de como cuidar da sua saúde e se manter saudável, principalmente, no momento em que começam as grandes mudanças do corpo. Com ela, adolescentes terão dicas de quais vacinas ainda precisam tomar, além de entender as transformações que estão ocorrendo na sua vida nesse período.

A implantação da caderneta, que está dentro das metas do Mais Saúde, será em etapas e neste primeiro momento serão priorizados os municípios inseridos no Programa Saúde na Escola incluindo 27 capitais. Serão impressas três milhões e meio de cadernetas. As cadernetas, com 36 páginas, estarão disponíveis no portal do Ministério da Saúde ainda neste ano e os gestores que tiverem interesse em imprimi-la, poderão fazê-lo por meio do site www.saude.gov.br.