Eles haviam se afastado para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores, mas a maioria deles acabou ficando pelo caminho

É praxe em todas as prefeituras. Com a chegada do período eleitoral várias pessoas empregadas como cargo em comissão se afastam para disputar as eleições municipais como candidatos a vereador. A maioria deles sequer tem chances de vitória, mas entram no jogo para ajudar a fazer a quantidade de votos necessárias por um partido para eleger um vereador, o chamado coeficiente eleitoral. Saindo candidatos, a maioria dos escadinhas também consegue se manter seu CC na prefeitura em caso de vitória de seu candidato a prefeito.

O retorno à prefeitura dos cargos comissionados que foram candidatos nas eleições de outubro último já começou a acontecer. Entre os recontratados está Dirceani Grassi (PPS), que embora tenha disputado as eleições não conseguiu seu registro de candidatura e teve seus votos anulados. Dirceani está dando expediente na Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Outra que voltou foi Noeli Incot (PT). Ela obteve 93 votos e foi nomeada CC6, com lotação na Secretaria Municipal de Promoção Social.

Já o ex-chefe de gabinete do prefeito, Algacir Ohpis (PTN), 494 votos obtidos, voltou num cargo mais modesto. Está nomeado como CC4 e é assessor especial III. Por sua vez, o ex-vereador Jorge Fernando Zimmermman (PTB), míseros 140 votos, foi recontratado em 14 de outubro como CC8. Já Marilei Cardoso Bovo (PSL), que foi candidata pela primeira vez e obteve 161 votos, também voltou a trabalhar na prefeitura. Está nomeada como CC5.

Luis Cláudio Both, 16º colocado nas eleições com 1.568 votos, também já está dando expediente pela cidade como assessor especial do prefeito (CC1). Ele foi recontratado logo após o término das eleições.

Eleito
Nos últimos dias também reassumiu seu cargo – como diretor presidente da Cohabitar – o vereador mais votado nestas eleições: Alan Henning (PMDB), 3.016 votos mais forte, ele fica no comando da da companhia de habitação de Araucária até o final de dezembro, quando deixa o cargo para assumir seu mandato na Câmara a partir de 1º de janeiro de 2009.