CCZ implanta microchip em 320 cães do município
CCZ faz a microchipagem e castração dos cães de rua de Araucária

O Centro de Controle de Zoonoses de Araucária desde o ano passado está microchipando cães e gatos do município. O microchip protege seu bichinho de estimação, pois facilita a localização em caso de fuga. Além de auxiliar o processo de registro e identificação de animais, para que a Prefeitura tenha um controle da quantidade de animais existentes.

Além da microchipagem, outra meta que o CCZ pretende bater este ano é castrar 400 cães (machos e fêmeas), num trabalho de parceria com a ONG Bicho Não é Lixo. Serão castrados cães em situação de abandono, com adoção programada, e também cães provenientes de famílias de baixa renda que não possuem condições de arcar com os custos do procedimento.

Função
O CCZ só recolhe cães de rua em duas situações: quando existe a suspeita de que o animal porta algum agente zoonótico (algum vírus, bactéria que transmite a zoonose) e quando o cão apresenta comportamento agressivo extremo.

O Centro não recolhe todos os cães de rua porque essa prática não vai controlar a população canina de rua, já que os proprietários dos cães continuavam a mantê-los soltos. A solução para que se reduza o problema, em longo prazo, é a castração. Mas o ponto mais importante, é que a população aja com responsabilidade perante seus bichos de estimação. Isso porque muitos dos animais que estão nas ruas possuem um proprietário.

Serviço
Para microchipar seu cão, você deverá participar do PrevenCão – atividade de educação para a guarda responsável e vacinação antirrábica desenvolvida nos bairros da cidade. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3901-5286.