O Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos – CEEBJA organizou um mutirão para limpar, lavar paredes, consertar portas e janelas e retirar entulhos do prédio onde ficava o Fórum da Comarca de Araucária, que agora será a nova sede da escola. Na terça-feira, dia 14, alunos, professores e funcionários do Centro montaram equipes de trabalho e arregaçaram as mangas para dar uma geral no imóvel.

“Quando o Fórum mudou de endereço, alguns móveis e objetos acabaram ficando no prédio. Muitas coisas foram doadas para o CEEBJA e vamos aproveitá-las, mas algumas tiveram que ser dispensadas. O trabalho foi árduo, pois começamos às 8 horas da manhã e só concluímos no final da tarde.

Tentamos deixar tudo em ordem para acelerar a mudança do CEEBJA pra cá o mais rápido possível, pois estamos todos empilhados na nossa atual sede”, conta o diretor Mauro Nishimura.

Ele disse que a mudança do CEEBJA para o novo prédio está prevista para o segundo semestre, mas se eles não tivessem organizado este mutirão de limpeza, poderia demorar ainda mais, pois o Estado, proprietário do imóvel, teria que contratar uma empresa especializada para fazer o serviço, isso após uma licitação. “É claro que quem ajudou no trabalho de limpeza será recompensado de alguma forma, pois vamos elaborar um calendário de reposição para este dia”, explica o vice-diretor Antônio Ney Martins.

O CEEBJA atende hoje cerca de três mil alunos e funciona num espaço bastante pequeno, localizado em cima do Salão Paroquial da Igreja Matriz. “Há anos estamos pleiteando a mudança para um local mais amplo, que possa oferecer melhores condições de trabalho tanto para alunos quanto para os professores, e finalmente nosso desejo está prestes a ser atendido”, comenta Nishimura.