Foto: divulgação

Entre os dias 27 de novembro a 5 de dezembro, a presidência do Conselho Internacional de Organização de Festivais Folclóricos e Artes tradicionais – CIOFF®Brasil esteve em Araucária para uma visita ao Grupo Folclórico Polonês Wesoly Dom, onde deu iniciou a implementação do programa nacional de compliance. O Conselho tem o papel de representar os grupos brasileiros junto a dois setores do sistema CIOFF®, o setor latino americano e o setor Internacional.

Os integrantes do Conselho conheceram a sede do Wesoly Dom, situada na avenida Archelau de Almeida Torres, 2182, no Jardim Iguaçu, onde discutiram a implementação da agenda de compliance. Eles também participaram de reuniões com as secretarias de Cultura e Turismo e de Planejamento. O secretário de Cultura Eduardo Tavares de Lira recebeu os conselheiros, agradeceu todo o apoio dado ao grupo e discutiu sobre o incentivo para a formação de uma orquestra dentro do Wesoly Dom, atendendo as diretivas do sistema CIOFF®, que determina que todos os seus grupos possuam música ao vivo. Outro assunto em pauta foi a possibilidade de Araucária ser sede, em um futuro próximo, de Festivais CIOFF® nacionais e internacionais.

Já com o secretário de Planejamento Samuel Almeida da Silva, foram tratados os trâmites sobre o terreno da nova sede do grupo e sobre a oportunidades de parcerias futuras.

Ainda na visita, o grupo acompanhou a apresentação dos corpos de baile infantil, juvenil e adulto do Wesoly em sua participação na programação do Natal de Etnias, na etapa do Bosque do Papa, em Curitiba.

Parceiro oficial da Unesco, o CIOFF®Brasil é acreditado para o Comitê de PCI – Convenção de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, criado em 1970 com a missão de salvaguardar, promover e difundir a cultura pela paz, a cultura tradicional e em especial o folclore. A cada ano, o sistema CIOFF® assegura a coordenação de cerca de 250 festivais internacionais, em mais de 50 diferentes países.

Texto: Maurenn Bernardo

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp