Coluna SMED: Bibliotecas escolares ganham profissionais

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O ano letivo iniciou com uma novidade muito importante para as escolas: a contratação de 35 profissionais auxiliares de biblioteca para todas as escolas municipais.

A Secretaria Municipal de Educação contratou os profissionais para realizar o empréstimo de livros literários, organização do espaço físico, auxílio em pesquisas escolares e atividades de promoção da leitura.

As bibliotecas escolares estão abertas para atendimento aos estudantes e organizadas de forma aconchegante, promovendo dessa forma espaços acolhedores. Os estudantes possuem livre acesso ao acervo e podem escolher obras literárias para leitura em casa com seus familiares.

A leitura é uma prática social muito importante para o desenvolvimento cognitivo e, juntamente com a escrita, proporciona desenvolvimento do raciocínio lógico, senso crítico e melhora na capacidade de interpretação textual. Ao lermos, nós desenvolvemos nossa capacidade de imaginação, como também da comunicação, ampliação de vocabulário e ampliação de conhecimentos.

O gosto pela leitura deve ser incentivado e promovido desde muito cedo, por isso é tão importante proporcionar às crianças espaços de acesso a livros, contação de histórias e pesquisa.
Com a chegada dos profissionais que atuarão como auxiliares de biblioteca, será possível melhorar a organização do espaço da biblioteca escolar e otimizar ações que envolvam a leitura, apropriação de conhecimentos e outras atividades correlacionadas à promoção e produção cultural.

Além das bibliotecas, a SMED tem adquirido periodicamente, por meio de licitações, a aquisição de novos livros literários para melhoria do acervo das escolas.

Edição n. 1354

Compartilhar
PUBLICIDADE