Começa movimentação para eleição da mesa

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Wilson Roberto é um dos nomes...
Wilson Roberto é um dos nomes…

... e também Vanderlei Cabeleireiro
… e também Vanderlei Cabeleireiro

Segundo o Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Araucária, a eleição do presidente da mesa diretiva da Casa para o próximo biênio, 2015 e 2016, deverá ser feita nos últimos trinta dias que antecedem o final do atual mandato, isto é, em dezembro.

Mas não existe obrigatoriedade quanto ao dia exato. O regimento apenas prevê que o edital de convocação dos edis deve ser publicado três dias antes da votação.

Por isso, já começaram as conversas de bastidores entre os vereadores. Como serão os últimos dois anos da gestão municipal, também é estratégico para o prefeito que o presidente tenha proximidade, pois será período eleitoral, que é sempre tenso. Nestas situações, um presidente da Câmara amigo sempre será bem vindo para qualquer prefeito, ainda mais se ele tiver pretensões de se reeleger.

Pedro Nogueira (PTN) não será candidato, pois o regimento não prevê reeleição. Sua colega de partido, a vereadora Adriana Cocci também não deve ser candidata, pois foi feito um acordo onde alguns vereadores apoiaram a candidatura dela para deputada em troca de sua não candidatura à presidência da mesa. Clodoando Nepomuceno Pinto Jr, (PT) já teria dito que não pretende concorrer e Paulo Horácio (SDD) está escanteado demais pelos colegas para sequer pensar no assunto.

Desta forma devem restar apenas seis edis com pretensão. Josué Kersten (PT), Esmael Padilha (PSL) , Francisco Cabrini (PP), Alex Nogueira (PSDB), Vanderlei Cabeleireiro (DEM) e Wilson Roberto Mota (PROS). Os dois últimos, Beto e Vanderlei são os que parecem estar mais articulados na busca dos votos dos colegas.

Histórias

A eleição da mesa diretora da Câmara costuma ser bastante conturbada, pois como são poucos os vereadores que votam, se estiver equilibrada como deverá estar, se uma pessoa mudar seu voto pode decidir a eleição toda. Por isso é comum que esses editais para a convocação sejam publicados em uma sexta para a votação ocorrer numa terça. Houve relatos de eleições passadas onde o presidente chegou a levar todos os vereadores para um hotel durante o final de semana para que eles não fossem assediados e desconvencidos. Vamos aguardar.

Texto: Carlos do Valle / Fotos: Marco Charneski

Compartilhar
PUBLICIDADE