Começam as liquidações e consumidor deve ficar atento
No Magazine Luiza está tudo pronto para a grande queima

As tradicionais liquidações de final de ano já começaram e é importante que os consumidores fiquem atentos para não comprar apenas por impulso. As ofertas estão em todos os lugares, nas vitrines das lojas, nos sites das empresas virtuais e, principalmente, nas grandes redes, que costumam liquidar todos os produtos para renovação do estoque.

 

Hoje, dia 8 de janeiro, será a vez do Magazine Luiza realizar a sua tradicional Liquidação Fantástica. Há 16 anos, a rede oferece descontos de até 70% para as mercadorias que estavam em exposição.

Em Araucária, a loja, localizada na Rua Carlos Cavalcanti, abre a partir das 6 horas da manhã e a expectativa é de que uma fila gigantesca de forme na porta, como vem ocorrendo em anos anteriores. Serão disponibilizados aos consumidores eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, utilidades domésticas, brinquedos, informática, entre outros.

Dicas

Segundo a Pro Teste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, os consumidores enfrentam extensas filas e se submetem a sacrifícios para participar das liquidações de lojas de departamento, como enfrentar tumultos e carregar pesados produtos em mãos porque não é feita entrega da compra.

A associação recomenda cautela para que o esforço realmente compense. E entre as dicas mais importantes estão: fazer uma pesquisa de preços para verificar se não se trata de “falsa liquidação”, pois na vitrine tudo induz a acreditar em produtos e preços ótimos, mas ao entrar na loja o consumidor verifica que não é bem assim; não comprar por impulso, só porque é barato, pois a mercadoria pode não ter utilidade para você e comprometer o orçamento familiar.

Outras dicas que a Pro Teste dá são a de não ter pressa na compra para poder avaliar e escolher com cuidado os produtos; ver se compensam as promoções do tipo “pegue dois, leve três”, ou que deem brindes, descontos em segunda compra, sorteio de prêmios etc e ainda ter cuidado redobrado com o estado das mercadorias, principalmente aquelas em exposição. 

Foto: Welington Oliveira