Como se conectar com os adolescentes?

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A adolescência é uma nova fase da vida, tanto para os filhos como para os pais. Por trazer mudanças, pode ser um período um tanto desafiador. Isso porque se trata de uma fase nova para ambas as partes: o filho precisa de apoio e orientação e cabe aos pais conduzirem esse processo da melhor forma. Portanto, ter a mente aberta, senso de igualdade e atitude de apoio podem ajudar nesta conexão.
A coordenadora do Ensino Médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Rosangela Dambroski dos Santos orienta que estreitar as relações com o adolescente pode não ser fácil, mas também não é algo impossível. “Vale lembrar que os pais conhecem como ninguém o filho que têm e também já passaram por essa fase da vida. É uma relação construída com muito amor e carinho e que com respeito, limites e empatia, só tende a melhorar”.


Veja 4 maneiras de se conectar com seu filho adolescente


Converse e seja o exemplo

Dialogue sobre as questões que surgirem, explicando o seu ponto de vista e também ouvindo o que o filho tem a dizer. É importante também ser o exemplo, se desculpar quando está errado, ouvir mais do que falar. “Amor e limite caminham juntos. Papéis claros auxiliam o respeito e a empatia”, observa Rosangela.


Estabeleça rotinas e convívio familiar


Junto com a busca por um convívio harmonioso, é essencial estabelecer uma rotina para o adolescente. Isso porque adolescer não é fácil. Conviver com as mudanças biológicas, sociais e emocionais também não. Lembre-se de oferecer limites e sentimento de pertencimento familiar. Isso contribui para que o adolescente seja seguro de suas escolhas.

Respeite a opinião do seu filho

Mesmo que os adolescentes ainda precisem dos pais, é importante que desenvolvam um equilíbrio entre disciplina, orientação e apoio. Cuide para não comparar as próprias experiências com as dos filhos, invalidando o que vivenciam. Junto a isso, ouça as suas opiniões demonstrando respeito e consideração.

Se interesse por ele

Uma das formas de se aproximar é se interessar pelo o que o seu filho adolescente gosta de fazer. Sugira fazer algo juntos e deixe o seu filho decidir. Quando os adolescentes se sentem cobrados demais, podem se afastar. Mas se sentirem que você está interessado em passar tempo com eles, é mais provável que a conexão aconteça de forma mais natural.

Como se conectar com os adolescentes?
Como se conectar com os adolescentes? 1
Compartilhar
PUBLICIDADE