Compartilhe esta notícia
Covid já é responsável por mais de 12% de todas as mortes em Araucária este ano - notícias da Capa Coronavírus  - O Popular do Paraná

Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) mostram que, até o momento, já foram registrados em Araucária, de janeiro até o início de dezembro, 799 óbitos pelos mais variados tipos de doença, desde as de causas naturais, passando por aquelas causadas por acidentes de trânsito, armas de fogo, cânceres, problemas cardíacos e assim por diante.

Deste total, 101 óbitos foram causados pela Covid-19. Exatamente: mais de 12% das mortes de moradores de Araucária em 2020 ocorreram em razão do novo coronavírus. A centésima vítima fatal do vírus no Município foi registrada esta semana.

A trajetória dos óbitos em Araucária mostra que tivemos a primeira vítima fatal pela Covid no início de junho, sendo que este mês terminou com o registro de 6 óbitos. Em julho tivemos 22 óbitos, naquele que – até aqui – foi o mês mais letal da doença em Araucária. Em agosto foram 15 vitimados fatalmente. Em setembro outros 21. Em outubro houve uma redução significativa no número de mortes, fazendo com que elas contabilizassem 10. Em novembro, uma pequena alta, com os óbitos somando 13. Agora, em dezembro, porém, os números não são nada bons. Chegamos hoje ao décimo dia do mês e já são 14 pessoas que tiveram sua vida encerrada pela Covid-19.

Para se ter uma ideia da gravidade da doença, em 2020 a Covid só matou menos em Araucária do que aquelas doenças do aparelho circulatório, que já vitimaram fatalmente 144 araucarienses, e as neoplasias, que foram as responsáveis pela morte de 145 moradores de nossa cidade.

Os dados atualizados da Covid-19 mostram também outros dados alarmantes. Um deles é o número de pessoas que estão atualmente em tratamento: 2012 pacientes. Nunca houve tantos casos ativos simultaneamente em nossa cidade.

Os novos casos confirmados também têm apresentado um crescimento vertiginoso. Na quarta-feira da semana passada (3) o acumulado era de 7.479. Ontem (9) este número era de 8.327. Ou seja, 848 novos casos num intervalo de uma semana. Apenas para efeito de comparação, o primeiro diagnóstico do novo coronavírus na cidade aconteceu exatamente em 1º de abril, sendo que somente em 13 de julho, mais de três meses depois é que ultrapassamos a barreira dos 800 positivados. Ou seja, nos últimos sete dias tivemos mais casos do que nos cem primeiros dias desde a chegada da Covid-19 em Araucária.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1242 – 10/12/2020

Compartilhe esta notícia