Vários órgãos responsáveis pela área no entorno da companhia participaram da reunião
Com o objetivo de buscar melhorias à passagem inferior no entroncamento das rodovias PR-423 e BR-476, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), convocou uma reunião na terça-feira, dia 14, para discutir o assunto com os órgãos responsáveis. O encontro foi uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), apoiada pelos gestores da empresa, que estão preocupados com os indicadores de segurança.
“Observamos que houve uma grande redução dos acidentes ao longo dos anos de operação da planta, motivado por uma política consistente de segurança interna, porém, foi registrado um aumento significativo do número de acidentes de trajeto no entorno, motivado pelas condições inadequadas de acessibilidade dos empregados, em especial na trincheira próximo ao acesso da companhia”, explicou a CSN.
A área engloba faixas de domínio pertencentes às esferas federal, estadual e municipal e, por isso, foram convidados a participar da discussão o Departamento Nacional de Infra Estrutura e Transporte – DNIT, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – COMEC, a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul (SEIM) e a Secretaria Municipal de Obras Públicas, além de representantes de outras entidades municipais.
Na oportunidade, a Comec apresentou as linhas gerais de um projeto, que poderá trazer soluções para veículos e pedestres. O plano será encaminhado ao DNIT para análise e os resultados deverão ser apresentados em uma próxima reunião, que ficou agendada para o dia 14 de fevereiro.
Segundo o DNIT, na reunião não foram discutidas as fontes de recursos que serão empregadas na obra, como também não foi abordada a questão de quem será o executor do projeto.
Agora vai
Ainda de acordo com a CSN, tendo em vista as inúmeras ações isoladas ao longo dos anos, sem sucesso, a reunião do dia 14 teve o apoio do coordenador de Promoção Industrial e Comercial do Estado, Mauro Corbelillini, que atuou como mobilizador e mediador entre as entidades representadas: DNIT, DER, SEIM, Comec, SMOP/PMA e CSN-PR.
“O coordenador solicitou que se elabore primeiramente um projeto para comum acordo entre os órgãos representados. Após apresentação de um projeto do PAC da Mobilidade/PAC da Copa, já elaborado para a região por Rui Hara, representante da Comec, ficou definido que é de responsabilidade do DNIT avaliar o projeto já existente e propor um projeto final”, reiterou a CSN.
A empresa lembrou ainda que a proposta não é apenas uma melhoria para os empregados da CSN, mas também desenvolver um projeto que traga melhorias e segurança para todo o entorno, pois segundo o presidente da Codar, Rizio Wachowicz, nas proximidades concentra-se um grande número de pequenas empresas, que comungam dos mesmos problemas.
“A CSN Paraná é hoje a segunda empresa em termos de arrecadação de ICMS do município, sendo assim, uma fonte importante de recursos financeiros para o estado e o município e tem previsão de incrementar significativamente sua produção e ampliar a planta em Araucária. Mas isto somente será viável, se as condições de acessibilidade forem asseguradas aos empregados”, arrematou Fanny Busato Batista, coordenadora administrativa financeira da CSN.