ENTENDA ALGUNS EXAMES CARDIOLÓGICOS

Cada vez mais as pessoas estão conscientes da importância da realização de exames preventivos, para manter a sua saúde. As doenças cardíacas são muito frequentes e podem ser fatais, por isto, é importante, conhecer os exames cardiológicos e como eles podem ajudar na prevenção de problemas cardiológicos, auxiliando no diagnóstico e tratamento destas doenças.

Faremos algumas considerações sobre o significado de 6 exames cardiológicos, como são realizados e de que forma cada um deles pode contribuir, na elaboração do seu diagnóstico e posterior tratamento. Comentaremos hoje os seguintes exames: Eletrocardiograma / Raio X de Tórax / Ecocardiograma / Teste Ergométrico / M.A.P.A. / Holter

O QUE É? ELETROCARDIOGRAMA ECG

Junto com o RX de tórax, são os mais antigos exames do coração, porém ainda são muito úteis, até os dias de hoje. O eletrocardiograma, auxilia na definição do ritmo cardíaco ( Pesquisa de arritmia/ Palpitações ), da frequência dos batimentos cardíacos e sinais de coração crescido ou de isquemia ( Falta de circulação nas coronárias ), e continua muito importante para auxiliar no diagnóstico de Infarto do coração em pacientes com dor aguda no peito. É um exame simples e de baixo custo e pode ser realizado em qualquer pessoa e de qualquer idade.

RX DO TORAX:

Avalia o tamanho do coração além de avaliar alterações pulmonares e da coluna vertebral, os quais podem causar sintomas que se confundem com sintomas do coração. É importante em pacientes com insuficiência cardíaca ( Coração fraco ), com piora repentina da falta de ar. Também é um exame de baixo custo, porém se realizado repetidamente tem o risco da radiação. Pode ser realizado na maioria das pessoas, em qualquer idade, exceto nas gestantes.

ECOCARDIOGRAMA :

Fornece maiores detalhes do tamanho e da força do coração. Avalia melhor as válvulas cardíacas, sopros cardíacos e doenças congênitas ( Pessoas que já nascem com problemas no coração). Ótimo exame para seguimento de pacientes cardíacos. Exame sem risco, pode ser realizado por qualquer pessoa em qualquer idade, não tem radiação e nem uso de contraste.

TESTE ERGOMÉTRICO:

Muito utilizado no “Check up”, avalia como o coração e a pressão se comportam durante o exercício físico, ajudando no diagnóstico de isquemia, arritmias, capacidade física e variações da pressão arterial, e sintomas que possam surgir durante o esforço. Indicado principalmente para pessoas acima dos 40 anos, ou que tenham fatores de risco para doenças cardíacas. Exame de baixo risco, porém deve ser acompanhado pelo cardiologista.

MONITORIZAÇAO AMBULATORIAL DA PRESSÃO ARTERIAL ( M.A.P.A.):

O paciente fica com um aparelho de pressão (Braçadeira) no braço, conectado em um pequeno gravador preso no cinto da calça. O paciente vai para casa com o aparelho e durante 24 horas desempenha suas atividades habituais e o aparelho vai medindo e registrando automaticamente a pressão a cada 15 a 30 minutos, que será analisado posteriormente pelo cardiologista. É indicado para diagnosticar pressão alta, avaliar a eficácia do tratamento medicamentoso e para pessoas com pressão baixa. É um exame sem risco, porém pode ser desconfortável, pois aperta o braço na hora em que mede a pressão. Em crianças necessita de braçadeira de tamanho adequado para a idade

HOLTER ECG DE 24 HS:

O paciente fica com 4 eletrodos colados no peito (Por debaixo da roupa), conectados em um gravador preso no cinto da calça e também permanece 24 horas com o aparelho, procurando fazer suas atividades habituais, em casa, no trabalho, etc… e também dorme com o aparelho. Ele registra o eletrocardiograma por 24 horas, sendo muito útil na avaliação de arritmias cardíacas (Palpitações, aceleramento do coração ), na avaliação de bloqueios cardíacos (Falha de batimento ), isquemia e pacientes que tiveram desmaios. Exame sem risco porém difícil de realizar em crianças pequenas.

Até breve

Na próxima oportunidade abordaremos outros exames do coração.

Visite nosso site: www.clinicaima.com.br – Facebook.com/institutodemedicinadearaucaria

Texto: Dr. Gunther Langendyk CRM 14192 – CARDIOLOGISTA

Publicado na edição 1298 – 10/02/2022

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

A ética dos propagadores de fake news

O título desta crônica é provocativo, pois vivemos num tempo onde cada um é induzido a acreditar na sua fake news de preferência através da

Casa Bem Acabada

Iéste negócio da gente se meter a rabequista das véis dando o maior dos problema!! Sobrinha Roseli se achegando com cara cheia de felicidade contanto

Compartilhe