Josiane Furman, professora do CMEI Capinzal, participou nos dias 23 e 24 de outubro do III Seminário Nacional de Educação Infantil no Campo, em Brasília, representando o Fórum de Educação Infantil do Paraná (Feipar). Promovido pelas secretarias de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, o encontro teve como tema os desafios da educação no campo para crianças de 0 a 5 anos e debateu iniciativas de políticas públicas relativas a essa demanda.
O encontro foi coordenado por um grupo de trabalho interinstitucional, instituído pela Portaria Interministerial Nº 6, de maio de 2013, com representantes dos ministérios da Educação (MEC), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e envolveu diferentes segmentos da sociedade política e da sociedade civil.
Os objetivos do III Seminário foram socializar as iniciativas de políticas públicas em curso e as propostas para o currículo, a infraestrutura e a formação de professores; apresentar e debater dados existentes relativos à educação infantil do campo e mobilizar entidades que atuam na área da educação infantil no campo em suas múltiplas dimensões.
A professora Josiane participou do GT4, responsável por monitorar a expansão da educação infantil no Programa Nacional de Educação no Campo – Pronacampo e no Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfância, que contou com a participação de membros da Undime, Uncme, MDS, SPM, MST, Contag, Conec, MIEIB E FNDE.
“As discussões realizadas com os sujeitos envolvidos no contexto da diversidade dos campos brasileiros enriqueceram os debates e enfatizaram a urgência de se atender a essa demanda. Acesso gratuito, seguro, com qualidade, que respeite as especificidades dessas populações e que busque resgatar a dívida histórica para com os sujeitos-crianças do campo”, disse Josiane.