Pesquisar
Close this search box.

Detran-PR suspende multa automática para quem não fez o exame toxicológico

Imagem de destaque - Detran-PR suspende multa automática para quem não fez o exame toxicológico
Foto: Divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Imagem de destaque - [PREFEITURA] CAMPANHA AGASALHO

Motoristas de caminhões, ônibus e vans que não realizaram o exame toxicológico podem respirar aliviados, pelo mesmo por enquanto.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) informou aos condutores que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias C, D e E, que neste momento não aplicará a multa administrativa automática, referente à não realização deste exame.

Conforme levantamento da Senatran, no Paraná existem 264.448 condutores com o exame toxicológico pendente, de um total de 1.214.070. Embora a multa automática não seja aplicada, o Detran-PR alerta que o exame continuará sendo exigido em caso de fiscalização para motoristas que estiverem dirigindo veículos nas categorias mencionadas. O não cumprimento dessa exigência é considerado uma infração gravíssima, conforme Artigo 165-B do CTB, sujeita a uma multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

O exame toxicológico é uma ferramenta importante na prevenção do uso de substâncias ilegais e é obrigatório que todos os condutores com as categorias C, D e E o façam, pois isso contribui significativamente para a segurança nas vias e estradas de todo o País. Para realizar o exame, os motoristas devem procurar um laboratório credenciado pela Senatran, onde será coletada uma amostra de cabelo, pelo ou unha para análise.