Eleições de diretores de escolas e Cmeis movimentou cidade

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Milhares de pais, alunos e funcionários de escolas e centros municipais de educação infantil de Araucária foram às urnas na última quarta-feira, 2 de dezembro, para escolher seus novos diretores.

As eleições movimentaram 30 das 35 escolas municipais da cidade e 26 dos 33 Cmeis. Conforme dados da comissão que ficou responsável pela organização das eleições, em doze instituições onde não houve pleito em razão do não registro ou indeferimento de candidaturas (veja tabela).

Apesar do grande número de escolas e Cmeis envolvidas na disputa, não houve registro de problemas graves durante as votações. A surpresa das eleições ficou mesmo por conta do número de candidatos que não conseguiram se eleger mesmo sendo o único na disputa. Nestas instituições, os votantes precisavam assinalar na cédula “sim” ou “não”. O “sim” representava o desejo de que o candidato único assumisse a direção da unidade. Se o candidato único recebesse 50% mais um de votos ele era eleito. Do contrário, uma nova eleição deveria ser marcada. Pois não é que em uma escola e quatro cmeis o “não” venceu.

A escola em que o “não” venceu foi a professora Ceci Cantador, no bairro Thomaz Coelho. Lá, a professora Junia dos Santos Borriero teve apenas 26 votos a seu favor e 58 contra. O “não” também se deu melhor nas disputas rea­lizadas nos cmeis Centro, Prima­vera, Pequim e Vila Angélica, onde as candidatas Lilian Strechar, Cleo­nice Leite de Oliveira Costa, Kelly Regina Mendes e Antonia Regina Tagliaferro, respectivamente, não conseguiram convencer a maioria de suas comunidades de que eram a melhor opção.

04 - politica cor

Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE