Eliziel Dutra: Coluna do Pescador

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Nesse final de semana o mar foi para peixe, mas não para o pescador. O mar estava bastante agitado e a ventania muito forte, com o vento sul acima de 20 km/h e as rajadas de até 45 km/h. A previsão é que o tempo ruim continue até a próxima semana.

O que não é uma notícia tão ruim, já que a lua minguante está prevista para finalizar dia 16/07, assim dando lugar para a lua nova, que ficará até dia 24/07, e não é novidade que essa fase não é recomendada para a pesca, devido a pouca luz lunar, onde os peixes preferem ficar mais escondidos.

Mas não fique desanimado, logo você poderá voltar a pegar um bom peixe, como Xaréu-Preto, Dourado, Anchova ou o Vermelho. Não apenas eles, como também Olho de Cão, Dourado-do-mar, Corvina, Bicuda, Roncador Amarelo, Sororoca, Papa Terra, Peixe Porco e Xerelete. Esses peixes são o que estão em alta, já os que estão proibidos são a Sardinha, Bagre Branco e Cação.

Na última semana falamos de um peixe com nome único, o Bicuda. Entretanto, voltaremos a falar de um peixe com muitas nomenclaturas, o Sororoca, também conhecido como Caroroca, Cavala, Cavalinha, entre outros nomes. Seu peso pode chegar a 3kg e o seu tamanho a cerca de 80 cm.

Assim como seu nome, ele pode ter muitas cores, entre o azul-esverdeado ou cinza-escuro e até mesmo branco-prateado. E ainda não falamos de suas manchas, que podem variar entre amarela, dourada ou marrom-claro. Um peixe com muitos nomes e muitas cores, não é mesmo? Melhor viver pescando, do que morrer trabalhando. Bora pescar pra viver mais? Boa pescaria a todos!

Edição n. 1371.

Compartilhar
PUBLICIDADE