Eliziel Dutra: Coluna do Pescador

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Feliz Ano Novo! Estamos perto de entrar em 2024, e espero que a pescaria esteja em seus planos para iniciar o ano com o pé direito. Lembrando que a lua cheia finaliza no dia 31, dando lugar para a lua minguante, que iniciará dia 1° de janeiro, e ficará presente até o dia 10/01. A fase minguante, apesar de já começar a reduzir a iluminação, ainda é muito boa para pegar alguns peixes.

Já ouviu falar do peixe Tarpão? Ele também pode ser muito conhecido como Tarpon, e essa espécie, apesar de ser muito apreciada na pesca esportiva devido à dificuldade de capturá-la, está em risco de extinção. Então é muito importante tomar cuidado quando for pescar, para não acabar pegando um Tarpão.

É bem fácil de reconhecê-lo, seu corpo é comprido e alongado, e sua mandíbula inferior se sobressai para fora. Sua coloração é uma mistura de prata e azul, mas podendo variar entre uma cor mais escura e clara. Sua cor pode ficar mais dourada ou marrom se habitar em águas escuras. Além disso, sua cor prata pode se destacar tanto, que é chamado de “rei de prata”.

O Tarpão pode atingir 2 metros e pesar por volta de 150 kg. Entre as principais razões para a sua extinção está a pesca indevida, por exemplo o uso de dinamite no habitat natural. Além também dos impactos da poluição nos mares, pois essa espécie é bem sensível.

Edição n.º 1395

Compartilhar
PUBLICIDADE