Pesquisar
Close this search box.

Eliziel Dutra: Coluna do Pescador

Foto: Divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Logo entraremos no mês de fevereiro, e com ele virá a época de carnaval, que talvez seja a festividade mais esperada pelos brasileiros.

Talvez seja uma ótima época para organizar uma pescaria, ou até mesmo para sair festejar com os amigos. E lembrando que alguns peixes que estão em alta e podem ser mais fáceis para pegar, são: Anchova, Vermelho, Xaréu-Preto, Olho de Cão, Dourado-do-mar, Corvina, Bicuda, Roncador Amarelo, Sororoca, Papa Terra, Peixe Porco e Xerelete.

A lua minguante, que é a fase atual, ainda é muito boa para pescar, mesmo que a iluminação já comece a diminuir. Ela ficará presente do dia 02 até o dia 08 de fevereiro.

Um peixe que é bem difícil de ser capturado, é o Espadarte. Isso porque ele é um dos maiores peixes que existem, e além de seu tamanho grande, o Espadarte também é muito rápido.

Esse peixe pode atingir de 3 a 5 metros e pesar entre 300 a 635 kg. Uma curiosidade interessante dessa espécie, é que as fêmeas são maiores que os machos.

Um detalhe dessa espécie é que quanto mais velhos ficam, eles vão perdendo as escamas e os dentes, mas isso não os deixam menos perigosos. Sua coloração é uma variação de cinza azulado e castanho na parte superior, e marrom-claro e branco na inferior.

Outro fato interessante, é que o Espadarte é muito confundindo com o Peixe-Espada devido a sua aparência. Seu corpo é alongado e sua boca é fina e longa, semelhante a uma agulha ou uma espada. Lembre-se de tomar muito cuidado para não os confundir, o Espadarte é um peixe muito agressivo, e seus únicos predadores são os tubarões e as orcas.

Melhor viver pescando, do que morrer trabalhando. Bora pescar pra viver mais? Boa pescaria a todos!

Edição n.º 1400