Pesquisar
Close this search box.

Eliziel Dutra: Coluna do Pescador

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O inverno nem chegou ainda e já estamos colocando várias mudas de roupas para sair, mas isso não é desculpa para deixar de pescar. Melhor que um bom fogão a lenha para esquentar, somente uma boa pesca com os amigos.

O último dia da lua cheia será nessa sexta-feira (09/06), e logo após se inicia a lua minguante que ficará até o dia 17/06. Essa lua é ótima para pescar, principalmente nos lugares onde a água tem mais movimento. Como dito anteriormente, a luminosidade tem grande influência na pesca, devido aos peixes estarem mais ativos na procura de comida.

Ao que parece, os peixes não estão intimidados pelo frio. A lista de peixes em alta está bem grande, temos: Olho de Cão, Dourado-do-mar, Corvina, Bicuda, Roncador Amarelo, Sororoca, Papa Terra, Peixe Porco, Xerelete. Além de Xaréu-Preto, Dourado, Anchova e Vermelho, esse último permanece na lista por volta do mês de agosto.

Assim como a fruta mixirica, a Anchova também possui vários nomes. Você talvez conheça como Manjuba, Pititinga ou até mesmo Piquitinga. Presente no cardápio de muitos paranaenses, esse peixe tem um corpo mais alongado, suas escamas são pequenas e seus dentes bem afiados, então tome muito cuidado para não levar uma mordida. A cor da Anchova pode variar muito, indo de cinza-azulado pro azul-esverdeado, e o ventre pode chegar a ficar prateado. Seu tamanho e peso são outros extremos, existem aqueles raros de 1 metro, pesando até mesmo 14 kg, mas a grande maioria são pequenas, não passando de 70 cm e seu peso vai de 1 até 5 kg.

Melhor viver pescando, do que morrer trabalhando. Bora pescar pra viver mais? Boa pescaria a todos!

Edição n. 1366