Em assembleia extraordinária realizada pelo Sindicato dos Professores de Araucária (Sismmar) na noite desta quinta-feira, 3 de fevereiro, a maioria esmagadora dos presentes rejeitou a proposta de deflagração de greve a partir da próxima semana.
O Sismmar havia aprovado numa assembleia anterior o chamado estado de greve e no encontro desta noite os sindicalizados iriam ratificar ou não o início da paralisação a partir do dia 9 de fevereiro.
A direção do sindicato propôs aos sindicalizados duas opções. A primeira seria a deflagração da greve a partir da semana que vem e a segunda a manutenção do “estado de greve” e a realização de uma nova assembleia no dia 16 de março para só então decidir pelo início de uma paralisação.
De acordo com informações apuradas por nossa reportagem, dos 178 presentes à assembleia online, 153 participaram da votação, sendo que a esmagadora maioria (73%) optou por seguir trabalhando normalmente, com a realização de uma nova reunião com os sindicalizados em 16 de março para analisar eventuais avanços na pauta de reivindicações da categoria.
Como no movimento sindical o decidido em assembleia é “soberano” o Sismmar não deflagrará a greve. As aulas na rede municipal de ensino iniciam na próxima segunda-feira, 7 de fevereiro, com os 100% dos alunos tendo que comparecer presencialmente para estudar.