Em fevereiro, quando os três radares estático portáteis começaram a operar em Araucária, já era possível perceber que a conduta dos motoristas iria mudar. E, gradativamente, foi isso que aconteceu. Nos três primeiros meses em que os equipamentos estavam nas ruas, a média de multas foi aumentando e os números foram os seguintes: 908 em março, passando para 1577 em abril, atingindo o pico em maio, com 2007, e reduzindo novamente em junho, com 1115, o que totalizou no período, 6.826 autos de infração, conforme apontou o levantamento feito pelo Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Urbanismo – SMUR (confira no gráfico).
Além dos radares, que fiscalizam especificamente o excesso de velocidade, é possível perceber que as demais infrações, como falta de cinto de segurança, furar o sinal vermelho, estacionar em locais proibidos, entre outras, que são flagradas pelos agentes de trânsito, totalizaram 3.706 entre fevereiro e março, mesmo período em que os radares já estavam em operação. “Em maio tivemos um pico de infrações registradas pelos radares estático portáteis, mas em junho, quando as multas começaram a chegar, houve uma queda. Em junho também tivemos uma queda nas infrações registradas pelos agentes, isso significa que o motorista começou a sentir no bolso o peso das multas, e também comprova que os equipamentos de fiscalização estão trazendo resultados positivos no trânsito, principalmente um menor índice de acidentes e atropelamentos”, compara o secretário de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro.
Segundo ele, os radares são estrategicamente instalados em vias mais movimentadas como a Avenida das Araucárias, Av. Manoel Ribas, Avenida Archelau de Almeida Torres, Bertolino Pizatto, Heitor Alves Guimarães e Marcelino Jasinski. “Definimos que seriam estas vias com base em levantamentos de acidentes de trânsito feitos pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Guarda Municipal e o próprio Departamento de Trânsito. Nas demais vias ainda não se justifica a presença dos radares. Vale ressaltar que antes de começarmos a utilizar os equipamentos, fizemos uma campanha de divulgação, passamos por um período de testes e só então é que as multas começaram a valer”, explicou Reginaldo.
Maior velocidade
Conforme o levantamento feito pelo Departamento de Trânsito da SMUR nos cinco primeiros meses de utilização dos radares estático portáteis, as maiores velocidades registradas foram de 115km/h na Avenida das Araucárias, onde a velocidade máxima permitida é de 70km/h; e 104km/h na Manoel Ribas, onde a máxima é de 60km/h. O levantamento mostrou ainda que 60% das 6.826 multas registradas pelos radares foram infrações médias, onde o excesso de velocidade foi de até 20% do limite permitido pela via, e que geraram 4 pontos na carteira.
Quanto ao destino do valor arrecadado com as multas de trânsito, o secretário esclarece: “Todo o montante precisa ser obrigatoriamente investido na fiscalização, sinalização e educação para o trânsito, em serviços como a manutenção de semáforos, sinalizações horizontal e vertical e instalações de tachões (veja box), entre outros”. Adiantou ainda que mais novidades vão ocorrer em breve no setor de trânsito, e citou a contratação de novos agentes de trânsito. Isso porque atualmente o Município possui um quadro de 14 agentes, que não são suficientes para suprir toda a demanda, por isso, a Prefeitura deverá anunciar em breve, um concurso para a contratação de mais 10 agentes para o próximo ano.
“Também estamos iniciando um convênio com a Guarda Municipal, que dará poder de agente de trânsito a 30 guardas municipais, especialmente treinados, para que possam prestar reforço em apreensões e pequenas infrações, principalmente no período noturno. Outro serviço é a análise de tráfego de veículos onde o departamento, através de um programa de centralização semafórica, é possível adequar e sincronizar os semáforos, melhorando o fluxo”, comentou Reginaldo.
Foto: Marco Charneski
Publicado na edição 1121 – 12/07/18