Compartilhe esta notícia
Atenção motoristas: EstaR volta a ser fiscalizado na próxima segunda-feira, 11 de janeiro - notícias da Capa Geral  - O Popular do Paraná
Foto: Carlos Poly

O Departamento de Trânsito de Araucária retomará a fiscalização eletrônica do tempo de permanência dos veículos nas vagas do estacionamento rotativo gratuito na próxima segunda-feira, 11 de janeiro. A confirmação da data foi feita nesta terça-feira (5) pela assessoria de comunicação da Prefeitura.

Desde o mês passado o sistema de câmeras de monitoramento que possibilitam o controle da rotatividade das vagas já estava em testes, razão pela qual a fiscalização efetiva, com multas para quem desrespeitasse o tempo de permanência, ainda não havia sido iniciada.

Como se sabe, o monitoramento do fluxo de veículos ocorre por meio da leitura das placas de carros e caminhões, nas áreas onde há o rotativo. O desrespeito ao limite de tempo de permanência no setor do rotativo gratuito poderá acarretar em multa ao motorista. 

Para auxiliar o motorista no controle do tempo de estacionamento, a Prefeitura desenvolveu um aplicativo gratuito para smartphones. A tecnologia visa dar mais praticidade para esse controle de permanência no local, além de outros recursos disponíveis. De acordo com o Departamento de Trânsito, o app vai alertar o motorista de que o tempo de estacionamento naquele setor está acabando. Até então, o controle de tempo do motorista era feito apenas olhando no seu relógio. Vale destacar que o alerta sobre o fim do tempo de estacionamento no setor só ocorre se estiver o usuário estiver ‘logado’ no aplicativo. É importante esclarecer também que o uso do estacionamento rotativo não depende da utilização do aplicativo: basta estacionar e respeitar o tempo de permanência de até duas horas no setor.

Monitoramento

O monitoramento de tempo dos veículos nos setores de estacionamento rotativo é feito por meio de leitura de placas pelas câmeras instaladas em veículos do Departamento de Trânsito que circulam pelo trajeto com frequência. É a inteligência artificial que ‘filtrará’ quais os veículos que estão parados no mesmo setor (identificado nas placas do Rotativo) há mais de 2 horas e, por isso, passível de multa. O limite de até 2 horas (contado a partir da 1ª leitura da placa pelas câmeras) visa garantir que mais de uma pessoa tenha o direito a utilizar a vaga ao longo do dia. 

O sistema de monitoramento por câmeras também ajudará a compreender o fluxo de veículos e a ocupação das vagas nas regiões onde há estacionamento rotativo e, com isso, informações importantes para o planejamento de novas ações nesta área. 

Baixe o aplicativo no seu celular

* Download – Sistema Androide: CLIQUE AQUI
* Download – Sistema IOS: CLIQUE AQUI

Tire suas dúvidas sobre o ESTAR

Como sei se a vaga está na área de estacionamento rotativo?
RESPOSTA: Em todos os locais onde há rotativo há placas com informações de identificação do setor e outros detalhes como dias e horários de vigência.

O estacionamento rotativo é gratuito, mesmo?
RESPOSTA: Sim. Não é necessário pagar nada e nem adquirir tíquete ou registrar presença.

Quem tem direito à gratuidade no estacionamento rotativo?
RESPOSTA: Todos. Simplesmente não há cobrança para estacionar nas vagas estabelecidas no estacionamento rotativo de Araucária.

O que é esse código do setor na placa do Estar?
RESPOSTA: É o código que determina os trechos de estacionamento do estacionamento rotativo no município. Quem está prestes a ultrapassar o tempo de 2 horas de permanência no mesmo setor, algo que não é permitido, deve deslocar o veículo até um setor com outro código na placa do Estar.

A equipe de Trânsito vai avisar que o tempo de estacionamento do veículo naquele setor acabou?
RESPOSTA: Não. A leitura das placas ocorre de maneira automática. A equipe de Trânsito não para no local para tratar de tempo de permanência. Quem precisa ter o controle do limite de tempo é o motorista, seja por olhar no relógio ou por meio do aplicativo para este fim.

O que ocorre se ultrapassar as 2 horas de permanência autorizada na vaga?
RESPOSTA: Caso o sistema de câmeras registre o veículo por mais de 2 horas no mesmo setor de estacionamento do Estar (contado a partir da 1ª leitura da placa pelas câmeras), a inteligência artificial envia automaticamente o registro (em imagens) da situação para análise do Departamento de Trânsito.

O que fazer se for necessário mais tempo de estacionamento?
RESPOSTA: Se for necessário mais de 2 horas de estacionamento o motorista deve se dirigir até uma vaga em outro setor próximo ao de onde estava (verificar o código na placa do Estar). Em um novo setor de Estar, a contagem de tempo de até 2 horas inicia novamente a partir da primeira leitura via câmera. 

Vagas específicas para Idosos e Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) também devem respeitar o limite de 2 horas?
RESPOSTA: Sim. As regras de tempo de permanência são iguais. Vale lembrar que para utilizar essas vagas exclusivas para idoso e PNE é preciso ter a credencial fornecida pelo Departamento de Trânsito e deixá-la visível no painel do veículo.

Como fica a situação de veículos de carga e descarga?
RESPOSTA: O estacionamento rotativo conta com vagas previstas para carga e descarga. Caso haja necessidades pontuais de carga e descarga em outros trechos é preciso entrar em contato com o Departamento de Trânsito (3614-1444) para obter autorização. Sem essa autorização, é possível que o motorista seja notificado por estacionar em local não autorizado.

As placas de motos também serão monitoradas pelas câmeras para controle de tempo?
RESPOSTA: Não. O foco do monitoramento com câmeras para fim de controle de tempo do estacionamento rotativo é placas de carros e caminhões. As motos ficam de fora do limite de permanência de até 2 horas nos setores do estacionamento rotativo. 

Quem pode utilizar o aplicativo Estar Digital Araucária?
RESPOSTA: Qualquer pessoa que utilize o veículo pode utilizar o app para o controle de tempo no estacionamento. Não precisa ser apenas o motorista.

Há necessidade de ter pacote de dados de internet para utilizar o aplicativo?
RESPOSTA: Sim. Como ocorre com outros aplicativos.

Como o aplicativo informa ao motorista sobre o tempo de permanência no setor estacionado?
RESPOSTA: O aplicativo emite alerta de que o tempo de permanência no setor do estacionamento rotativo está acabando. Caso o motorista precise de mais tempo de estacionamento, ele precisa se deslocar para uma vaga em um outro setor (verificar código na placa).

Que outras funções há no aplicativo do estacionamento rotativo?
RESPOSTA: É possível consultar, mediante preenchimento da placa, se veículos de fretamento, táxis e de transporte escolar estão com a vistoria em dia junto à Prefeitura. Há um recurso para que denúncias sobre esses tipos de transporte sejam encaminhadas para a equipe do Departamento de Trânsito.

Posso cadastrar mais de uma placa no aplicativo?
RESPOSTA: Sim. Há situações, por exemplo, de carros que são compartilhados em família. É possível que mais de uma pessoa registre a placa no aplicativo.

Texto: PMA

Compartilhe esta notícia