Contrato foi assinado na tarde desta segunda-feira, na Prefeitura
A Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) acaba de contratar uma empresa para diagnosticar a situação atual do serviço de transporte urbano e rural de passageiros em Araucária e, o mais importante, definir quais ações devem ser tomadas para tornar o setor mais eficiente e econômico.
A responsável pelo trabalho será a Bauer Engenharia Ltda., que venceu a licitação feita pela CMTC e receberá pelos préstimos R$ 72 mil. O contrato entre as partes foi assinado na tarde de ontem, 9 de novembro, no gabinete do prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB). “É a primeira vez que a cidade está fazendo um diagnóstico como esse, de maneira profissional e focando na eficientização do nosso transporte coletivo”, ressaltou o prefeito.
De acordo com o diretor presidente da CMTC, Sandro Martins, o trabalho da empresa contratada será focado em três pilares: diminuição dos gastos com o sistema, ampliação da qualidade do transporte coletivo e redução do tempo de deslocamento para os passageiros. “Não é um trabalho fácil, mas é algo que já deveria ter sido feito há muito tempo. Reformulações como a que pretendemos fazer aqui já foram feitas com sucesso em outras cidades e resultaram numa redução de cerca de 20% no custo do sistema de transporte coletivo. É o que almejamos”, ponderou Sandro.
À assessoria de comunicação da Prefeitura de Araucária, o representante da empresa que fará o serviço, Everton Fabian Bauer, explicou que estudo será feito em três etapas. Na primeira, ocorre o diagnóstico da situação atual em Araucária. O trabalho inclui análise de contratos e legislação e também o sistema de cobrança e tarifação. Na segunda parte, serão apresentadas propostas de ações para a Prefeitura. Na terceira e última etapa, a empresa contratada apresentará um projeto completo de reformulação do sistema para ser implantado; incluindo itinerários, horários, linhas e cálculo tarifário.