Compartilhe esta notícia

Ex-goleiro do Coritiba lança livro em Araucária - notícias da Esporte  - O Popular do Paraná
Jairo Nascimento realizou uma tarde de autógrafos na cidade na última terça-feira

Ex-goleiro do Coritiba lança livro em Araucária - notícias da Esporte  - O Popular do Paraná
Praticar o esporte que gosta é bom em qualquer ocasião e lugar. No entanto, é ainda melhor quando o aluno sabe que seu treinador marcou a história daquela modalidade no país e estabeleceu recordes até hoje não superados. Esse é o caso dos 72 araucarienses que treinam na Escolinha de Futebol do ex-goleiro Jairo Nascimento, que podem até mesmo ler um livro a respeito do seu professor. A obra intitulada “A muralha negra do clube coxa-branca” foi escrita pelo jornalista Guilherme Mattar e chegou à cidade-símbolo do Paraná na última terça-feira, 3 de fevereiro.

O evento de lançamento aconteceu no Centro Educacional Araucária (CEAR) e contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas. “Todos ouviram um pouco a respeito da história do Jairo, conheceram o escritor e ainda tiveram a oportunidade de adquirir o livro autografado”, conta o pastor Roberto Dias, secretário do CEAR.

Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de lembrar grandes momentos vividos pelo atleta que foram amplamente divulgados pela mídia nas décadas de 1970 e 1980. “Inclusive, o livro reúne fotos minhas no Corinthians, no Náutico e no Fluminense, e até cita os 1.132 minutos que fiquei sem tomar gol no Campeonato Brasileiro, mas ele foca principalmente nas conquistas que tivemos dentro do Coritiba”, conta Jairo.

Segundo o jogador, isso acontece porque ele foi o único a ganhar duas competições a nível nacional pelo clube (Torneio do Povo de 1973 e Campeonato Brasileiro de 1985) e também teve a alegria de ser o dono da maior invencibilidade no gol alviverde em uma época em que negros eram raros em campo. “Então o Guilherme me procurou há alguns meses com a ideia, e começamos o projeto de escrever minha história”, conta o ex-goleiro, que deixou o futebol profissional em 1991.

De acordo com ele, sua saída do Coritiba aconteceu em 1987, quando partiu para Minas Gerais a fim de mostrar seu futebol nos times América, Vila Nova, Atlético de Três Corações e no Três Pontanos. “Depois, fiquei afastado por um tempo e acabei voltando para treinar os goleiros do Coxa em 1993”, recorda.
Ex-goleiro do Coritiba lança livro em Araucária - notícias da Esporte  - O Popular do Paraná
Voluntariado

Jairo trabalhou nessa função por mais alguns anos, mas decidiu dedicar seu tempo a um trabalho ainda mais recompensador. “Hoje tenho uma escolinha de futebol em São José dos Pinhais, trabalho em outra de Tijucas do Sul e sou voluntário na Escolinha do CEAR daqui de Araucária”, conta.

Para ele, essas atividades facilitam seu contato com a criançada e lhe dão a chance de incentivá-las a serem bons cidadãos. “Claro que também ajudamos alguns a seguirem carreira no futebol porque têm talento e dedicação, mas o maior objetivo do trabalho é afastá-las das ruas e ajudá-las a seguirem pelo bom caminho”, garante o treinador, que já colheu resultados. “Há alguns meses, por exemplo, o Conselho Tutelar de Araucária entrou em contato conosco agradecendo pelo trabalho realizado com um garoto que tinha muitos problemas. Eles falaram que depois de começar a treinar o menino mudou totalmente, e isso trouxe ainda mais motivação pra nós”, afirma.

Por isso, Jairo convida outros meninos a treinarem no projeto e adianta que existem planos para abertura de novas turmas. “Só que, antes disso, temos que agradecer a todos que se empenham para que as aulas aconteçam. Inclusive, dedicamos um reconhecimento especial ao Tião Calado, que cede gratuitamente seu campo para que as crianças possam treinar e ter essa oportunidade”.

A escolinha atende meninos e meninas entre 10 a 15 anos as terças e quintas-feiras na Rua Benjamin Constant, 721, antigo prédio do orfanato. Mais informações pelo telefone 3642-1612.

Texto: Raquel Derevecki

Compartilhe esta notícia
Fechar anúncio