Ex-gordinho se tornou um fisiculturista profissional!
O atleta venceu a categoria 3 do Campeonato Estreante Nabba, onde conseguiu uma vaga no Estadual, que acontece dia 6 de maio

Fã do ator Arnold Schwarzenegger, o jovem Leandro Andrade, de 12 anos, sonhava em algum dia se olhar no espelho e ver, em lugar de toda a gordura que acumulava, um rapaz musculoso capaz de se tornar um fisiculturista profissional. Três anos se passaram, mas o objetivo continuou o mesmo. Por isso, ele começou a frequentar assiduamente uma academia em meados de 1998.

O gosto pelos exercícios cresceu com o tempo, e eles passaram a ocupar a vida do rapaz nos aspectos profissionais e acadêmicos. “Abri a minha própria academia em 2009, que era outro sonho meu, e hoje eu estou no 2º ano de Educação Física”, afirma o atleta. No entanto, aquela vontade de se tornar um fisiculturista continuou e, em dezembro de 2011, o jovem decidiu transformar a ambição em realidade. “Comecei a me preparar para o Campeonato Estadual Estreante Nabba, que aconteceria no dia 17 de março, em Curitiba”, recorda.

Nessa competição, participariam cerca de 50 atletas paranaenses e catarinenses que estariam iniciando sua carreira no esporte. No entanto, o fato de serem “novatos” não diminuía o tamanho dos bíceps, tríceps ou do quadríceps de todos eles, que eram, no mínimo, “assustadores”. “Como o vencedor de cada categoria ganhava uma vaga no 8º Campeonato Estadual Profissional, o pessoal que participava era muito bom”, analisa.

Preparação
Sabendo da concorrência que o aguardava, Leandro transformou sua rotina. “Durante quatro meses, eu treinei de domingo a domingo com exercícios aeróbicos em jejum pela manhã, para derreter a gordura acumulada, e fazia muito levantamento de peso. Só na quarta-feira que os exercícios eram mais tranquilos”, lembra.

No entanto, esse preparo ainda não era suficiente para a competição. “Nesse tempo, eu precisei fazer uma dieta passando o dia com 100 gramas de carboidratos e controlando calorias. Tive que me isentar de guloseimas, pizza e todo tipo de gordura, bebidas, fumo e até de ir à balada, porque eu precisava me focar no Campeonato”, explica o rapaz.

Além disso, ele conta que, na semana que antecedeu a prova, o esforço foi triplicado para deixar os músculos bem aparentes. “A gente chama esse período de semana de desidratação, quando você corta todo o sal da alimentação. Depois, no dia antes da prova eu tomei quase cinco litros de água até a hora do almoço, porque eu só beberia água depois do Campeonato”, recorda.

O Campeonato
Chegou o dia 17 de março e, com ele, o momento de saber o resultado de tanta preparação. “Eu passei uma pasta para dar mais definição aos músculos, mas ainda estava muito nervoso. Aí o meu técnico Roberto Gervasio me acalmou, e eu fui”, conta o atleta, que concorreu com os homens de até 1,72m.

O araucariense apresentou aos juízes todas as poses obrigatórias e uma coreografia individual de poses que mostravam sua desenvoltura. “Os juízes avaliam a definição, simetria e harmonia do corpo. Você tem que ter esse conjunto e, graças a Deus, eu consegui um bom resultado por causa da dieta”, garante.

A preparação de Leandro superou suas próprias expectativas e ele trouxe para a cidade o 1º lugar em sua categoria. “Fui o primeiro atleta de Araucária a vencer um Campeonato assim”, comemora.

Com esse resultado, ele conseguiu uma vaga no 8º Campeonato Estadual de Musculação, que acontece no dia 6 de maio, em Curitiba. “Esse Campeonato classifica para o Brasileiro, que dá vaga para o Mundial, que manda o atleta para o Miss Universo. É um futuro promissor, mas vai que dá certo?”, finaliza o atleta.