Fazenda bonito!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os pais, muitas vezes, fazem planos minuciosos para a escolaridade dos filhos. Eles sabem que muito do que se vivencia no dia a dia escolar vai refletir profundamente nos passos que o jovem dará ao longo da vida.

Os professores sabem que a sociedade deposita muitas esperanças no trabalho da escola. Uma boa instituição de ensino não pode pensar somente no hoje. É preciso imaginar as demandas do futuro, o que o jovem, futuro cidadão adulto, precisa saber que seja útil a ele ao longo de sua vida

A sociedade sofre mutações abruptas e inesperadas. Diante disso, o aprendizado de conteúdos se mostra menos eficiente do que o desenvolvimento de habilidades. Melhor que ensinar tudo, é ensinar como adquirir conhecimento e talentos de forma autônoma.

O papel da escola passou a ser de um lugar onde se proporciona experiências de aprendizado. Onde se incentiva o aluno a ser mais ativo, a elaborar planos, a buscar meios de executá-los.

Também não devemos esquecer que não vivemos para uma comunidade fechada, uma sociedade estanque, mas para o mundo.

As experiências de participação de atividades que envolvem alunos de diversas partes do Brasil e do mundo pode ser algo muito construtivo. Sair para o mundo nos dá uma sensação única de pertencimento a uma grande sociedade.

Nosso município conta com um grande número de alunos que participaram (e venceram!) competições como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Essas atividades estão muito diferentes daquelas em que havia um vencedor e o restante eram perdedores. Todos recebem um estímulo, uma compensação pela sua participação.

Ganhar é muito bom, participar e ver o mundo por outra perspectiva, é algo que você leva para o resto da vida. Veja nesta edição quantos araucarienses já participaram dessas atividades e incentive seu filho a ser um deles. Pense nisso e boa leitura.

Fazenda bonito!
Fazenda bonito! 1

Publicado na edição 1322 – 28/07/2022

Compartilhar
PUBLICIDADE