Fiat Lux! | O Popular do Paraná
Compartilhe esta notícia:

Assim exclamei como turista noturno ao percorrer a estrada rural com nome de Avenida Independência, asfaltada e iluminada, não parecia estrada rural, nem parecia avenida urbana, estaria mais para trajeto rurbano . Estava acompanhado da família nesta ultima quinta-feira na boca da noite apreciando o caminho iluminado até chegar ao restaurante da Jane, o Recanto Guarda, lá fui experimentar o joelho de porco assado, que segundo a cozinheira é uma das especialidades da casa.

A Zona Rural de Araucária agora parece que saúda seus visitantes nos trechos aonde a iluminação publica substituiu a escuridão que alimentou trevas perduradas por anos de descaso publico com seus moradores num passado já distante.

Fiat Lux agora já não lembra apenas palitos de fósforos, pois a frase famosa vem de uma expressão latina que o Genesis Bíblico imortalizou quando Deus quis criar o céu e a terra separando as trevas da Luz e disse:- HAJA LUZ ou Fiat Lux que o povão lembra mesmo nas caixinhas de fósforos. Aqui a Luz veio, não por palavras do Divino, mas graças a muito trabalho e determinação com instalação de milhares de postes com suas luminárias de Led que acendem ao cair da noite neste meio rural, que hoje serve a pratica de ciclismo inclusive noturno, nunca vistos antes nestas bandas e já é uma realidade turística em grande parte do interior de Araucária, valorizando sobremaneira a zona rural desta Feliz Cidade. A iluminação publica foi uma das marcas da primeira gestão do governo vigente.

Quem consegue imaginar a emoção de quem vivia em escuridão no meio rural sem as facilidades urbanas que a boa iluminação propicia e agora esta as claras vivendo sob outras perspectivas é só perguntar a um morador antigo da região para sentir. Só quem ia pra casa na escuridão sabe valorizar a Luz. Se você parar e conversar por alguns segundos com um desses moradores, sentirá a felicidade estampada em seus rostos pela melhoria na qualidade de suas próprias vidas.

Hoje já notamos que o araucariense não fica mais encabulado ao dizer onde ele mora, já vai longe o tempo que dizíamos acanhados que morávamos próximos de Curitiba, se continuar assim diremos em breve que a capital do Paraná está aqui ao lado. Araucária rurbana.

Texto: Edilson Bueno

Publicado na edição impressa de O Popular do Paraná nº 1245, de 21 de janeiro de 2021

Compartilhe esta notícia:


Aproveite, cadastre seu email para receber novidades!