Focar em uma tarefa por vez pode melhorar seu desempenho

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Pesquisas provam que poucas pessoas conseguem de fato ser multitarefa

É cada vez mais comum ter diversas distrações ao mesmo tempo ao longo do dia. Diversos aplicativos apitando no celular, aulas ou reuniões online, TV ligada e pessoas em casa falando. Apesar de muitas pessoas acharem que conseguem fazer diversas tarefas ao mesmo tempo, o famoso multitarefa, na verdade, uma parcela bem pequena da população mundial é capaz disso. Pesquisas científicas comprovam que apenas 2% da população consegue realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo com qualidade. O que acontece na verdade, é a interrupção constante, distração e aumento na chance de erros, explica a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Rosangela Dambroski dos Santos. Ao invés de tentar ser produtivo em diversas frentes, o ideal é focar em uma atividade por vez.
Confira algumas dicas para focar e aumentar a produtividade no estudo ou no trabalho:
Elimine as distrações
Distrações tiram o foco da atividade sendo realizada e atrasam sua conclusão. Para não cair nessas armadilhas, comece silenciando seu celular por exemplo, ou até colocando-o em modo avião por um momento. Feche seu email e apenas cheque suas mensagens em períodos determinados. Avise às pessoas ao seu redor que precisa focar em uma atividade importante para que elas evitem distrações desnecessárias.
Faça uma caminhada
Seja um bloqueio criativo, um período de ansiedade ou apenas falta de foco, uma caminhada pode ajudar o cérebro a se concentrar melhor. Cerca de 20 minutos de caminhada consciente, com foco no movimento, já traz benefícios. O ideal é deixar o celular em casa, não ouvir músicas ou podcasts.
Ouça binaural beats
Frequências conhecidas como binaural beats podem aumentar o foco e concentração e deixar as distrações de fora. Esse tipo de música consiste em dois tons de diferentes frequências que podem estimular a atividade cerebral. Ainda é preciso mais pesquisas para comprovar a efetividade dos binaural beats, mas usar música instrumental e calma geralmente é uma boa forma de estimular a concentração.
Planeje com
antecedência
Para poupar energia e esforços pensando nas diferentes tarefas que precisam ser realizadas durante o dia, se planeje com antecedência. Uma sugestão é listar tudo que precisa ser feito e aí priorizar as tarefas de acordo com o seu tempo disponível e nível de urgência.
Exercite o foco
para que vire hábito
Assim como outros hábitos, manter o foco é algo que precisa ser treinado e exercitado. Como nosso tempo de concentração parece estar cada vez menor, com vídeos cada vez mais curtos e rápidos, é preciso treinar o cérebro para manter o foco em ações que antes eram comuns. Separar momentos para leitura, por exemplo, é uma boa prática.

Focar em uma tarefa por vez pode melhorar seu desempenho

Publicado na edição 1318 – 06/07/2022

Compartilhar
PUBLICIDADE