O Novo Ensino Médio começou a ser implantado nas escolas em 2022. Neste novo modelo curricular, o estudante pode personalizar as suas trilhas de aprendizado. Além da formação básica, é possível escolher aprofundar áreas de conhecimento que são do seu interesse ou que estejam alinhadas com a carreira que pretendem seguir, por meio dos chamados itinerários formativos.

Os itinerários formativos são unidades curriculares que visam estimular o protagonismo juvenil e o compromisso do jovem com sua própria formação, diante da responsabilidade de selecionar experiências de aprendizagem concernentes com as quais tenha afinidade.

Essas organizações de situações de trabalho podem se aprofundar nos conhecimentos de uma ou mais áreas do conhecimento. Quando bem pensados, podem estimular a interdisciplinaridade e o reconhecimento das profundas ligações que existem entre os saberes — que, por vezes, no correr da prática diária e por pressão do currículo nem sempre ficam evidentes para os estudantes.

A possibilidade de desenvolver com os estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus o itinerário formativo sobre Redes Sociais e Jornalismo tem se apresentado como uma experiência desafiadora e estimulante. O trabalho possibilita o desenvolvimento de habilidades que promovem o desenvolvimento de
jovem crítico, consciente da realidade que o cerca e capaz de exercer sua cidadania.

Diante da cultura digital e dos novos letramentos exigidos, as interações e atividades nas mídias e os processos de circulação de informação necessitam de um espaço na escola para serem debatidos e analisados. Pois, é parte do papel da escola auxiliar os jovens a compreenderem melhor a realidade da sociedade em que vivem.

Assistir a filmes, documentários e animações; elaborar mapas mentais; fazer curadoria de redes sociais; participar de debates e pesquisas de campo são algumas das formas interessantes e inteligentes de se promover o pensar, praticadas no Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus. Potencializando a curiosidade e a criatividade, elas trazem possibilidades de aprendizado diversificadas, de acordo com as escolhas e projeto de vida dos estudantes que optaram por essa trilha de aprendizado.

Publicado na edição 1310 – 05/05/2022

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

O Rio Iguaçu (Parte 2)

O Rio Iguaçu inicialmente adentra o município apenas pela margem esquerda na Zona Rural após a foz do Rio Maurício, limite da Fazenda Rio Grande,

Vendendo o Monza

éu resolveu vender o Monza Cor de Bosta Fresca de Vaca Malhada, pra tocar por um altomóve mais moderno, mais novo, quem sabe uma destas

Década de 20

Nas primeiras décadas do século XX, Araucária ainda era uma cidade pequena, onde a maioria das residências estavam ao redor da Praça Dr. Vicente Machado

Avanços necessários!

É inegável que a cidade de Araucária obteve muitos avanços ao longo dos últimos anos em várias áreas, principalmente no que diz respeito ao transporte

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp