Araucária PR, , 15°C

Mães denunciam falta de vagas em creches
Fila por vagas em creches tende a diminuir segundo a SMED

Trabalhar fora de casa e ter filhos pequenos para criar não tem sido uma tarefa fácil para muitas mães de Araucária. O problema é que o número de vagas disponíveis nos Centros Municipais de Atendimento Infantil (CMEIs) não é o suficiente para atender a demanda.

Ângela é uma dessas mães que trabalha o dia todo e não tem com quem deixar o filho. A esperança de conseguir uma vaga é bem pequena, já que ela está na fila desde o ano passado e até agora não foi chamada. “Tive que sair do emprego para poder cuidar do meu filho. Não entendo essa falta de vaga, pois todo ano saem crianças das creches para freqüentar as escolas e mesmo assim parece que a fila não anda. Algo deve estar errado”, criticou a mãe, que está na fila por uma vaga no CMEI Pequim.

Outra mãe que preferiu não se identificar, conta que também sofre com a falta de vaga. Ela não tem com quem deixar a filha e também não vê outra saída a não ser abandonar o emprego. “Quando a gente conversa com outras mães percebe que nossos problemas são semelhantes. Enfrentamos filas enormes na SMED (Secretaria Municipal de Educação) para conseguir uma vaga e quando ligamos lá pra ver se deu certo, ouvimos sempre a mesma resposta, que ainda não existem vagas. É difícil conviver com esse desinteresse por parte da Prefeitura”, reclamou.

Novas vagas
A Secretaria Municipal de Educação (SMED) informa que vem trabalhando para aumentar a oferta de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A previsão é que neste ano sejam construídas novas unidades, o que deve resultar na criação de mais vagas para a educação infantil.

Sobre a lista de espera do CMEI Pequim, a SMED esclarece que as vagas que são abertas geralmente são para berçário I. As vagas dos alunos que estavam matriculados no pré II e que neste ano passarão a frequentar o primeiro ano do ensino fundamental na escola municipal, serão destinadas aos alunos do pré I, as vagas do pré I serão destinados aos alunos do maternal e assim sucessivamente. Portanto, o surgimento de novas vagas em outras turmas, como maternal e pré, ocorre quando há transferência e/ou desistências de alunos já matriculados nesta unidade.

A Secretaria destacou ainda que o chamamento das crianças segue a ordem de cadastro que pode ser conferida no site da Prefeitura de Araucária (www.araucaria.pr.gov.br), no link Central de Vagas. Para dúvidas, a Secretaria de Educação conta com a ouvidoria, 0800-644-3200, um canal aberto para ouvir críticas e sugestões dos serviços prestados à população.

 

Leia outras notícias
MedPrev - Novembro Azul