Marista Lab: 5 Dicas práticas para estabelecer metas para o próximo ano

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A chegada no ano novo traz também as metas e promessas para o período que se renova. Enquanto muitas dessas convicções não sobrevivem ao primeiro mês, é importante perceber que a realização e conclusão de projetos são essenciais para o projeto de vida.

Para que isso aconteça, a coordenadora de Ensino Médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Rosângela Dambroski dos Santos, reforça a importância de traçar metas realizáveis e que estimulem o crescimento individual e coletivo. “Ter sonhos e projetos é essencial para uma vida plena e satisfatória”, afirma Rosângela. Ela também destaca a importância de estabelecer um plano de ação para alcançar essas metas, definindo etapas e prazos realistas.

Confira 5 dicas para traçar e realizar as metas para o ano novo:

Autoconhecimento é o Primeiro Passo: refletir sobre seus interesses, habilidades e valores é o começo de tudo. Conhecendo a si mesmo, é possível estabelecer metas que estejam alinhadas com suas aspirações pessoais.

Seja Específico e Mensurável: Ao invés de criar metas vagas, como “ser mais organizado”, crie objetivos específicos e mensuráveis, como “organizar meu espaço de estudo todos os dias por 30 minutos” ou “fazer exercícios 3 vezes por semana”.

Divida em Etapas Gerenciáveis: Grandes metas podem parecer impossíveis. Quebrar os objetivos em etapas menores torna o processo mais acessível e ajuda a manter a motivação ao longo do tempo.

Realismo é a Chave: Definir metas realistas não apenas promove um senso de realização, mas também evita frustrações desnecessárias. Metas alcançáveis são mais propensas a inspirar comprometimento.

Estabeleça Prazos: Definir prazos proporciona uma estrutura temporal para as metas. Isso não só mantém o foco, mas também traz responsabilidade pelo progresso. Criar um cronograma realista para atingir cada objetivo torna tudo mais tangível e possível.

Edição n.º 1395

Compartilhar
PUBLICIDADE