Compartilhe esta notícia

Caros amigos, chegamos ao fim de 2020, o ano que certamente ficará marcado de forma triste em nossa memória pelos momentos de dúvidas, ansiedade, medo e insegurança que vivemos.

Alguns poucos argumentos podem nos trazer algum alento com relação ao futuro, pois, embora o coronavírus tenha se mostrado altamente contagioso, apresenta uma taxa de letalidade, baixa ( Menor que 1% segundo a OMS, tente pensar nisto quando estiver apreensivo). Também drogas antivirais que possivelmente tratarão o coronavírus estão em fases adiantadas de estudos. Várias vacinas estão em fase final de conclusão. Os hospitais e equipes de saúde estão mais familiarizadas e organizadas para os atendimentos. Portanto há uma esperança em tempos melhores pela frente. Também tivemos oportunidade de crescer neste período, como por exemplo, sempre ouvimos que em teoria que deveríamos valorizar as pequenas coisas, pois agora estamos aprendendo na prática a valorizá-las, como um simples aperto de mão, um abraço, a liberdade de passear por aí e a própria fragilidade da nossa vida. Outro fator que serve de alento é que vivemos um problema global e sendo assim o mundo todo, esta focado em reunir esforços para encontrar uma solução. E estou certo que ela virá e quando isto acontecer, sairemos fortalecidos, como indivíduos e como sociedade.

No entanto, não posso deixar de dizer que o momento ainda é grave, não havendo nenhum tratamento específico de consenso, com respaldo das sociedades médicas, diretamente relacionadas a pandemia. Infelizmente, pessoas de todas as tendências, no intuito de obter vantagens pessoais, tomam atitudes, criam “fake news”, e fazem declarações , que além de irresponsáveis, chegam a ser cruéis, somente confundindo e atrapalhando uma melhor condução desta grave crise de saúde. Chegamos a um momento em que as pessoas, estão frustradas com a demora da solução da crise e não suportando mais viver nestas condições impostas pela pandemia, negligenciaram os cuidados necessários e com isto a taxa de transmissibilidade aumentou muito, levando ao agravamento do número de casos e a mais restrições. Porém, agora é que precisamos ser fortes física e emocionalmente, pois a cada dia que passa é um dia a menos para o fim desta situação. É como se estivéssemos correndo uma maratona, e estamos na reta final, não vamos relaxar agora. Portanto é fundamental mantermos cuidados de isolamento social, uso de máscaras, lavar mãos frequentemente, uso do álcool gel e evitar colocar a mão na face.

Apesar de tudo, ainda assim gostaríamos de deixar uma mensagem de esperança e otimismo para o próximo ano, acreditamos que teremos o controle desta devastadora pandemia e consequentemente o reaquecimento de nossa economia com novos empregos e a volta de momentos de alegria e tranquilidade para comemorarmos em confraternizações com nossos familiares e amigos.

Muitíssimo obrigado amigos e pacientes e desejamos a todos um final de ano com sabedoria, saúde e felicidades, e certo de que teremos no próximo ano, melhores notícias e um 2021 muito melhor.

FELIZ NATAL E UM ÓTIMO 2021!!!!
EQUIPE DA CLÍNICA IMA

Publicado na edição 1243 – 17/12/2020

Compartilhe esta notícia
Fechar anúncio