Incluída no programa de pavimentação de estradas rurais, a região do Distrito de Guajuvira agora está totalmente asfaltada, desde sua sede, até o cruzamento com a PR-423, que liga Araucária a Campo Largo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), a pavimentação desse trecho foi feita em quatro etapas. Três delas licitadas, com a contratação de empreiteiras para execução das obras e uma quarta executada com equipes da própria Prefeitura.
A ligação entre a sede do Distrito de Guajuvira e a PR-423 foi feita pela estrada de Campestre. A primeira das obras executada foi com equipe própria e contemplou um trecho de 1,4 quilômetros. “É um trecho que fizemos ali na rua Estevam Julio Wagner e rua Sebastião Joslin. Reforçamos a base da pista e aplicamos asfalto em CBUQ”, explica o prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania).
Ao todo, a pavimentação dos quatro trechos alcança quase nove quilômetros de extensão. O investimento nas quatro obras supera a casa dos R$ 10 milhões. “O último desses trechos, que chamamos de Guajuvira 2C está sendo concluído agora. São 3,3 quilômetros de asfalto definitivo”, acrescenta Hissam.
Antes do 2C, foram pavimentados o Guajuvira 2B, com 2,3 quilômetros, e o 2ª, com 1,8 quilômetro. Essas três obras foram licitadas ao longo dos anos de 2018, 2019 e 2020. “Adotamos aqui na Secretaria de Obras a regra de fazermos sempre licitações não superior a quatro quilômetros de extensão. Dividimos em vários trechos para que, caso a empresa vencedora acabe não tendo condições técnicas de executar o serviço, o prejuízo para a população não seja tão grande.
Organização
Ainda segundo Hissam, ao longo dos últimos anos, a organização financeira e gestacional implantada na Prefeitura atraiu o desejo das empreiteiras de executarem obras na cidade. “Quando assumimos a Prefeitura, lá em 2017, ninguém queria executar obra aqui. A fama da cidade era ruim. Ou por atrasar pagamentos ou por fazer pedidos que gente séria não faz aos empreiteiros. Isso agora mudou. Nossa fama é excelente. Pode perguntar para qualquer empreiteira. Hoje nós pagamos em dia, antes até do prazo estipulado em contrato e só exigimos que a empresa seja séria, execute a obra com qualidade e só”, enfatiza.
Iluminação pública
Ainda conforme Hissam, todos os projetos de pavimentação executados na área rural são acompanhados da implantação de iluminação pública, sempre em led. Na ligação de Guajuvira à PR-423 não foi diferente. “Neste trecho todo estamos implantando rede de iluminação, com a instalação de 252 luminárias. Quem trafega por essa estrada à noite já me disse que é como se estivesse andando de dia. Ficou excelente”, destaca.
Ciclovia
Parte dessa ligação entre a sede do distrito de Guajuvira e a PR-423 também ganhou ciclovia. Conforme a SMOP, sempre que a largura da pista permite, estão sendo previstas área específica para o tráfego de bicicletas, já que os investimentos na área rural têm atraído cada vez mais ciclistas que fazem passeios de contemplação pelo interior de Araucária.
Texto: Waldiclei Barboza
Publicado na edição 1255 – 01/04/2021