Nódulos de Tireóide

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os nódulos de tireóide surgem em uma grande parte das pessoas, podendo afetar até 76% da população geral. Ocorrem mais em mulheres, idosos e em áreas com deficiência de iodo na dieta. Apesar do temor que causam, a grande maioria deles é benigna e não oferece riscos à saúde do indivíduo.

Em geral, os nódulos também não causam sintomas. Se a pessoa apresenta dor na região do pescoço, dificuldade para engolir, sensação de “enrosco” na garganta, outras causam devem ser pesquisadas.

A razão de investigarmos os nódulos de tireóide é descartar a possibilidade de um câncer de tireóide, apesar do risco, como citado acima, ser baixo. Fatores como histórico de radiação em cabeça ou pescoço e história familiar de câncer de tireóide podem aumentar este risco.

O diagnóstico do câncer de tireóide se dá através da biópsia do nódulo, mas é importante salientar que na maioria dos casos não será necessária a realização deste procedimento. Em regra geral, se o nódulo for muito pequeno (menor que 1 cm) a biópsia não é necessária, e o acompanhamento então é feito com uma ecografia de tireoide anualmente.

Visite nosso site: www.clinicaima.com.br
Facebook.com/institutodemedicinadearaucaria

Texto: Dra. Jaqueline Tiemi Furukawa – Endocrinologista – CRM 31739

Publicado na edição 1260 – 06/05/2021

Nódulos de Tireóide
Nódulos de Tireóide 1
Compartilhar
PUBLICIDADE