A frota atual é de 101 ônibus, mas a empresa já prevê novas aquisições para o próximo ano

A Araucária Transporte Coletivo acaba de adquirir dez ônibus novos para ampliação e renovação da sua frota. São sete convencionais, que já estão operando nas linhas Araucária/Pinheirinho e Araucária/Curitiba (via Avenida das Araucárias) e três ligeirinhos articulados na linha Vila Angélica/Capão Raso. Os modelos articulados têm capacidade para 140 passageiros enquanto os carros normais podem transportar até 100 pessoas.

Os veículos foram adquiridos através de financiamento, com investimento de R$ 4 milhões. Os ônibus possuem carroceria Marcopolo e chassis Mercedes Benz 0-500, com motor traseiro e suspensão a ar. “Este tipo de suspensão aumenta a estabilidade e proporciona mais conforto para os passageiros, que também têm mais espaço interno para circulação”, garante a diretora da empresa Ligia Romani. “Além disso, a padronização dos itinerários eletrônicos facilita a comunicação com o usuário”.

A direção da empresa explica que para os articulados atenderem o Terminal Central e o centro da cidade são necessárias algumas adaptações no trânsito e nas estações de parada, por tratar-se de um veículo bem maior, que precisa de vias amplas para poder trafegar.

“A mudança será importante para atender possibilidade de articulados também para outras linhas, como a do Pinheirinho, onde o número de passageiros aumentou desde que as obras da Repar começaram”, observa o gerente de operações João Francisco Stocco. “Nessa linha também, devido ao grande movimento, são feitas adaptações freqüentes de horários, visando atender melhor os usuários”.

A frota atual é composta por 101 veículos e a empresa já prevê novas aquisições para o próximo ano, procurando sempre inovar e oferecer ao seu cliente os melhores produtos.