Durante a sessão plenária desta terça-feira alguns vereadores voltaram a discutir a possibilidade de abrirem comissões de inquérito para investigar problemas que – na opinião deles – foram deixados por gestões passadas.

Saúde

Um dos que propôs uma comissão de inquérito foi Leandro da Academia (Solidariedade). Na opinião dele o grupo temático deveria ser aberto para investigar eventuais irregularidades cometidas no âmbito da área da Saúde.

Transporte

Já Fábio Pavoni (PV) também quer uma comissão de inquérito. Segundo ele, no entanto, o objeto tem que ser outro: apurar eventuais irregularidades no transporte público. Isto porque, argumentou, uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) teria apontado irregularidades na licitação de concessão do transporte coletivo, realizada em 2021.

Uma de cada vez

Leandro e Pavoni, caso levem adiante o ímpeto de abrir comissões de inquérito e consigam as demais assinaturas necessárias, terão que decidir por uma delas. Isto porque a legislação municipal só autoriza a tramitação de uma CI por vez.

Nada úteis

Em que pese estejamos falando de um instrumento de investigação parlamentar legítimo, a fama das comissões de inquérito em Araucária não é das melhores. As que foram abertas até hoje nunca resultaram em algo efetivamente útil para a população.

Edição n.º 1466.