Obesidade

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Alerta: O índice de obesidade encontra-se estável no país, mas o número de brasileiros logo abaixo na faixa do sobrepeso, está cada vez maior. A pesquisa mais recente do Ministério da Saúde mostra que o excesso de peso já atinge 52,5% da população adulta do país.

Como saber se você esta com o peso ideal ?

Existe uma fórmula para calcular o que chamamos de I.M.C. Índice de Massa Corporal, que é dividir o seu peso (quilogramas) por sua altura (metros) elevada ao quadrado. O resultado desta fórmula, informa se você esta dentro, acima ou abaixo dos padrões estabelecidos como ideal de peso em relação a sua estatura.
IMC= Peso (Kg) / altura (m) ²

O valor obtido, deve ser interpretado conforme tabela:
Abaixo de 18,5 você está abaixo do peso;
De 18,5 a 24,9 parabéns você está com o peso ideal ;
De 25 a 29,9 cuidado você está com sobrepeso;

Acima de 30 você esta com obesidade (30 a 34,9 Obesidade grau I / 35 a 39,9 obesidade grau II / acima de 40 obesidade grau III).

Hoje sabemos que os quilos a mais na balança, além de insatisfação estética e qualidade de vida ruim, são fatores de risco para diversas doenças, como a baixa auto estima, depressão, ansiedade, distúrbios osteo-articulares, doenças hepáticas, diabetes, hipertensão arterial, etc…

A maioria das vezes a obesidade ocorre por maus hábitos alimentares associado a vida sedentária, mas pode também ser causado por tendência genética ou doenças subjacentes, como hipotireoidismo e diabetes.

Não se acomode, procure orientação médica, para melhorar sua qualidade de vida e evitar doenças futuras. Evite as dietas da moda, que surgem todos os anos e estão nas capas de revistas, são ineficientes e podem ocasionar outras doenças.

O primeiro passo é procurar avalição com seu médico de confiança, ele saberá orientar a melhor avaliação e, se necessário, o tratamento. Cada caso é diferente e tem suas peculiaridades, nem sempre o que funcionou para determinado paciente servirá para outro.

O ideal é que se consiga reduzir e manter o peso apenas com hábitos alimentares saudáveis e atividade física regular. Porém em grande número de casos, por diversos motivos, isto não é possível. Para estes casos existem alternativas terapêuticas (sempre associadas à mudança de hábito alimentar e atividade física), que devem ser criteriosamente indicadas para cada situação, como uso de medicamentos, colocação de balão intra gástrico e tratamento cirúrgico, para o qual existem diversas técnicas que são indicadas para cada caso. Todas estas alternativas apresentam possibilidade de efeitos colaterais indesejáveis, mas nos casos bem conduzidos e acompanhados, certamente os benefícios serão muito maiores que os efeitos adversos, propiciando uma qualidade de vida muito melhor.

Compartilhar
PUBLICIDADE