Pracinha do Maranhão ganhará revitalização

Pracinha não será apenas revitalizada, ela praticamente será reconstruída do zero. Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Pracinha do Maranhão ganhará revitalização
Pracinha não será apenas revitalizada, ela praticamente será reconstruída do zero. Foto: divulgação

No início deste mês, O Popular publicou matéria com a reclamação de moradores do conjunto Maranhão, jardim Norma e Chantilly com relação as péssimas condições da praça localizada na rua Francisco Drewniak.

Conhecida como Praça do Maranhão, o espaço fica ao lado da capela do bairro, a Nossa Senhora de Trindade, e tem diversos equipamentos públicos de lazer. O problema é que a maioria deles está comprometida, seja por falta de manutenção e, principalmente, atos de vandalismo.

Embora a Prefeitura esteja planejando algumas ações de manutenção no local, a boa notícia mesmo nem é isso e sim que todo o espaço será revitalizado. Os recursos para a obra já estão garantidos por meio de um convênio entre o Município e o Governo Federal. A reforma custará algo em torno de meio milhão de reais, sendo que quase R$ 400 mil desse dinheiro é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Gustavo Fruet (PDT).

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), os projetos que embasarão a licitação já foram concluídos e estão agora sendo analisados pela Caixa Econômica Federal, que é a agente do Governo Federal responsável por fazer os repasses dos recursos. Se tudo der certo o edital para escolha da empresa que executará o serviço será publicado em março do ano que vem.

Na prática, não se trata de uma revitalização e sim da implantação de uma praça erguida quase do zero. Isto porque ela ganhará uma cara completamente nova. Todo a área ganhará calçamento adequado, áreas de paisagismo serão implantadas, a quadra de areia será substituída por uma quadra de futebol Society. As crianças menores ganharão um parquinho específico. A academia ao ar livre que já existe no local será reformada, o mobiliário urbano será mais bem dividido pelo espaço como um todo e uma pista de skate será construída.

Parque linear

Além dessa revitalização, as secretarias de Planejamento e Meio Ambiente também trabalham no desenvolvimento do projeto para implantação do Parque Linear Gralha Azul, que inicialmente integrará a Praça do Maranhão ao espaço onde está instalada a quadra poliesportiva do jardim Planalto, que fica bem ao lado da Escola Municipal Sebastião Tavares. O projeto prevê a instalação de diversos equipamentos públicos de esporte e lazer na faixa compreendida ao longo da rua Manoel Torquato da Rocha Reis e Leonidas Poli, no antigo traçado da PR-423.

Confira a galeria de fotos do projeto

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1241 – 03/12/2020

Compartilhar
PUBLICIDADE